O Instituto Superior Técnico (IST) é uma das principais faculdades de engenharia em Portugal e uma referência na área da Engenharia Aeroespacial. O mestrado integrado nesta área foi criado há mais de três décadas e deu origem à licenciatura. Fernando Lau, professor de Engenharia Aeroespacial no IST, considera que o sucesso da formação está relacionado com o interesse crescente dos alunos e das empresas.
As indústrias aeronáutica e espacial são um fator de desenvolvimento tecnológico em qualquer país desenvolvido e por isso são estratégicas para Portugal, considera Fernando Lau, professor de Engenharia Aeroespacial no IST. Esta aposta é hoje mais evidente, mas talvez não fosse tão clara quando o IST avançou para a criação de um mestrado nesta área, ainda em finais do século passado.
“A criação, na última década do século passado, do mestrado integrado em Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, que deu origem aos atuais licenciatura e mestrado em Engenharia Aeroespacial, veio dar resposta à falta de formação na área que existia em Portugal”, recorda Fernando Lau. Esse mestrado em Engenharia Aeroespacial revelou-se, desde o início, um caso de sucesso em Portugal, devido ao interesse crescente que os alunos demonstram e à procura das empresas pelos seus engenheiros.