O QSP SUMMIT e o Portuguese Business Council Abu Dhabi recebem importantes figuras da Falcon Economy dos Emirados Árabes Unidos num dos maiores eventos de Gestão e Marketing da Europa para apresentar a sua ambiciosa e transformadora agenda, que está a mudar radicalmente a economia daquela região do Golfo Árabe.
A delegação dos EAU é liderada por Obaid Al Ketbi, Presidente do Dr. O Group Holding e ex-Membro do Conselho Executivo do Governo de Abu Dhabi e inclui também Dawood Al Shezawi, Presidente da AIM Global Foundation, Khalifa Abdullah Alobeidli, especialista em comunicações e media e Joana de Almeida, Fundadora do Portuguese Business Council Abu Dhabi.
A Falcon Economy tem como objetivo transformar os EAU num hub global de inovação, empreendedorismo e investimento, promovendo o crescimento sustentável nos diversos setores. O programa pretende atrair talento e empresas internacionais, através da criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios, assente em infraestruturas de classe mundial e da aceleração através de parcerias público-privadas.
Em 2023, o país registou um crescimento do Produto Interno Bruto, excluindo setor petrolífero, de 9,1%, superando os 300 mil milhões de dólares. O plano das autoridades dos Emiratos prevê, até 2030, triplicar o Produto Interno Bruto, através de uma estratégia em implementação de diversificação da economia e da criação de clusters económicos, que afirmará o País como um hub internacional para a investigação e desenvolvimento, de incubadoras e de aceleradoras.
Os EAU contam com a estratégica localização, com acesso aos mercados mais relevantes, com um ambiente de estabilidade e com uma fiscalidade competitiva, que se somam à atração de quadros altamente qualificados e à existência de um robusto sistema financeiro em crescimento.
No âmbito da Falcon Economy, têm vindo a ser desenvolvidas diversas iniciativas, de que são exemplos, o AD Healthcare Hub, que promove descobertas orientadas por dados, assente numa regulamentação ágil e em parcerias colaborativas com o objetivo de incentivar avanços nas designadas ciências da vida; A Agenda Verde dos EAU 2030 que se centra na redução das emissões de carbono, na promoção de energias renováveis e na conservação dos recursos naturais, ou o AD Cluster on Mobility (SAVI) que visa posicionar Abu Dhabi como líder em futuras soluções de mobilidade.
Esta delegação da Falcon Economy dos EAU entende ser também uma boa oportunidade para Portugal e para a sua economia em áreas como Tecnologia e Inovação, na qual a experiência portuguesa em IA, IoT e software se alinha com o foco dos EAU em cidades inteligentes, cuidados de saúde e energias renováveis. Neste último setor, a experiência de Portugal em energia solar e eólica é vista como um potencial contribuinte para o cumprimento dos objetivos de energia limpa dos EAU. Também no turismo, as soluções digitais e experiências imersivas de Portugal podem impulsionar o setor do turismo no País. Outras áreas nas quais ambos os países podem antever oportunidades de colaboração são a Educação e a Formação, os Ecossistemas de Startups, bem como a forte rede diplomática de Portugal.
A sessão especial dedicada à Falcon Economy, a acontecer no dia 04 de julho de 2024 pelas 14h15, integra-se na 17ª edição do QSP SUMMIT, que vai decorrer de 02 a 04 de julho, no Porto – Matosinhos, e que será o palco para o debate e a partilha de conhecimento. Sob o tema ‘Rethinking Organizations’, mais de três mil e quinhentos participantes terão a oportunidade de ouvir durante os três dias do evento mais de 90 oradores a debater sobre as tendências da dinâmica organizacional e como as empresas estão a adaptar-se para enfrentar os desafios do mundo atual.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento http://www.qspsummit.pt/.
Outras informações sobre a Falcon Economy podem ser consultadas em https://www.moec.gov.ae/en/home, em https://www.added.gov.ae/en ou https://www.adgm.com/media/announcements/abu-dhabi-finance-week-charts-the-rise-of-the-falcon-economy.