Celebra-se a 27 de junho, por iniciativa das Nações Unidas, o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).
A data pretende reconhecer o papel crucial destas organizações no desenvolvimento económico e social global, pois representam 90% das empresas mundiais, geram mais de 70% do emprego e contribuem com 50% do PIB, segundo a Organização Internacional do Trabalho. O tema deste ano é dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que, aproximando-se a meta de 2030, nenhum está a caminho de ser alcançado a nível mundial, de acordo com a ONU.
“As MPME representam 99,9% do tecido empresarial português, desempenhando um papel fundamental na transformação da economia para um futuro mais sustentável. O alinhamento com os ODS permite que as empresas obtenham diversos benefícios, desde melhorar a sua reputação junto de consumidores, parceiros e investidores, reduzir custos e aumentar competitividade pelo desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, enquanto contribuem para a sustentabilidade do planeta e das gerações futuras. Assim, estas organizações têm a oportunidade de liderar a transformação, fortalecendo a sua posição no mercado e garantindo um crescimento duradouro e responsável”, afirma Paulo Lima, co-CEO da Matoaka.
Neste sentido, a Matoaka, uma empresa 100% portuguesa que atua como um ecossistema empresarial inovador para o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas, revela estratégias para os gestores alinharem os seus negócios com ODS chave para a generalidade do panorama empresarial nacional:
ODS 8 | Crescimento Económico Inclusivo, Emprego e Trabalho Digno
- Promover a diversidade e inclusão no local de trabalho: criar um ambiente e uma cultura de respeito e aceitação de todos os colaboradores, independentemente da sua origem, género, orientação sexual ou religião.
- Investir na formação e desenvolvimento dos colaboradores: proporcionar oportunidades de aprendizagem contínua que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipas.
- Promover práticas de trabalho digno: assegurar salários justos e segurança no trabalho, e investir em benefícios que respondem às necessidades dos colaboradores de forma a fomentar a produtividade e o bem-estar.
ODS 9 | Industrialização Inclusiva, Inovação e Infraestruturas
- Adotar práticas de produção sustentáveis: reduzir o impacto ambiental das operações, utilizar fontes de energia renováveis e adotar práticas de gestão ambiental responsáveis.
- Implementar tecnologia: integrar ferramentas digitais permite automatizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência, alcançar novos clientes e responder melhor às necessidades do mercado, em função da sua aplicação.
- Colaborar com outras empresas e instituições: estabelecer parcerias estratégicas para partilhar conhecimento, recursos e desenvolver soluções inovadoras.
ODS 17 | Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável
- Apoiar organizações da sociedade civil: colaborar diretamente com organizações sem fins lucrativos que trabalham especificamente para alcançar os ODS. Apoiar os seus esforços de várias formas, como financiamento, partilha de recursos, voluntariado corporativo, entre outras.
- Participar em iniciativas multissetoriais: envolver-se em parcerias mais amplas que incluam múltiplas empresas, governos e sociedade civil para promover os ODS através de esforços conjuntos entre diferentes setores. Isso pode incluir consórcios, alianças ou fóruns, para desenvolver e implementar soluções para os ODS.
- Apoiar políticas para o desenvolvimento sustentável: defender políticas que incentivem práticas empresariais sustentáveis e contribuam para um futuro mais justo e equitativo.
A Matoaka, através dos serviços Transfer e Energize, apoia o desenvolvimento e impulsiona a inovação das micro e pequenas empresas, contribuindo para os ODS identificados. Enquanto o Transfer facilita a compra e venda de empresas, promovendo a manutenção de postos de trabalho e o crescimento económico, o Energize disponibiliza acompanhamento estratégico e operacional, melhorando a eficiência, sustentabilidade e impacto organizacional. Atuando como um ecossistema empresarial, promove a colaboração e a partilha de conhecimento e soluções para fortalecer a estratégia e a resiliência das MPME, capacitando-as para estabelecerem redes que contribuem para o cumprimento dos ODS e criando condições para que se tornem mais competitivas e bem-sucedidas.