Brasil, Colômbia, México, EUA, Bangladesh, Jordânia, Áustria e Polónia entre as nacionalidades mais representadas na formação executiva.
A Porto Business School (PBS) avança para a 7ª edição do Executive Master em International Business, um programa desenhado para preparar as organizações para os desafios crescentes da internacionalização num mundo cada vez mais interligado. Num contexto global altamente volátil nos mercados, governance e conflitos geopolíticos, o objetivo será a renovação das competências necessárias para enfrentar os desafios da atualidade com vista ao sucesso nos negócios internacionais.
Pedro Vieira, codiretor do Executive Master em International Business da Porto Business School, alerta: "A formação em internacionalização dos negócios nunca foi tão crucial como nos dias de hoje, especialmente num ano de cenário político, económico e social recordista nas múltiplas eleições governamentais e tensões geopolíticas.” E sublinha: “O Executive Master em International Business proporciona novas competências para que os executivos naveguem com sucesso por entre estas complexidades, rumo à expansão ou manutenção da competitividade nos diversos mercados mundiais."
Recorde-se que quase metade da população mundial – cerca de 49%, segundo os cálculos da AFP – encontra-se em eleições em 2024, incluindo a União Europeia, EUA, Rússia ou Reino Unido. Este cenário convive com diversas situações como as alterações políticas e climáticas, a evolução da inteligência artificial, guerras e flutuações económicas.
Nesse sentido, o programa da escola de negócios da Universidade do Porto capacita os participantes a compreender a volatilidade do atual ambiente empresarial e a desenvolver estratégias para expansão internacional. Os módulos abordam tópicos como estratégia e inovação, finanças corporativas, design thinking, liderança, data mining e transformação digital, entre outros, enquanto os módulos internacionais oferecem, paralelamente, uma visão ampla do ambiente global empresarial.
Perfil de participantes altamente diversificado:
No decorrer das últimas edições, o Executive Master em International Business da Porto Business School apresentou um rácio internacional significativo de 64%, representado por nacionalidades como Brasil, Colômbia, México, EUA, Bangladesh, Jordânia, Áustria e Polónia, enquanto os participantes portugueses constituíram 36%.
Refira-se que o background académico dos alunos incluiu as áreas de Gestão (29%), Relações Internacionais (17%), Marketing (13%), Engenharia (12%), Economia (8%), entre outros (21%). A média de idade dos participantes foi de 31 anos, com uma distribuição de género equilibrada: 54% masculino e 46% feminino.
O programa destina-se a executivos que desejam fortalecer as suas competências de tomada de decisão em projetos de internacionalização, bem como a profissionais que procuram iniciar ou melhorar os seus resultados na implementação de estratégias de mercado externo.
Educação de qualidade e além-fronteiras:
Com duração de um ano, o Executive Master é lecionado por um corpo docente de renome internacional, composto por académicos e profissionais do setor, garantindo uma educação de qualidade e relevância no mercado atual. Neste ponto, o programa da Porto Business School é dirigido por dois reconhecidos profissionais: Ana Teresa Lehmann e Pedro A. Vieira.
Ana Teresa Lehmann tem uma vasta experiência como CEO da InvestPorto, vice-presidente da Autoridade Regional do Norte de Portugal, presidente da Autoridade de Gestão do Programa Transnacional do Espaço Atlântico da União Europeia, pro-reitora para o Planeamento Estratégico e Relações Empresariais da Universidade do Porto, e antiga Secretária de Estado da Indústria do XXI Governo português. Possui um MSc, PhD e estudos pós-doutorais em Negócios Internacionais e Investimento Direto Estrangeiro.
Pedro A. Vieira é empreendedor, professor e diretor de programas na Porto Business School. Com uma experiência significativa na gestão de diversos negócios, já apoiou mais de 500 empresas na abordagem aos mercados internacionais. Foi colaborador da Aicep Portugal, em território nacional e no Japão, e também consultor na área da inovação, tendo participado em projetos no âmbito da Comissão Europeia e de agências de apoio ao desenvolvimento. Refira-se que o gestor tem acompanhado a definição e a implementação de estratégias de internacionalização de empresas portuguesas e estrangeiras em várias geografias de todo o mundo.
Por fim, a Porto Business School proporciona uma jornada educacional que vai além do ensino académico tradicional com acesso a diversas atividades extracurriculares, networking, entre outros. Além disso, o programa inclui semanas internacionais, proporcionando uma imersão na inovação e cultura global. O curso tem a possibilidade de obtenção de um diploma duplo: Executive Master em International Business pela Porto Business School e um MSc pela University of Stirling.
Para mais informações e inscrições, visite o site da Porto Business School em www.pbs.up.pt. A primeira fase de candidaturas termina a 30 de junho, podendo a inscrição ser feita até 20 de setembro.

Voltar
Investimento
7ª edição do Executive Master em International Business
Porto Business School revela perfis na internacionalização dos negócios.
PBS/AICEP
17 jun. 2024