Desafios económicos e geopolíticos, combinados com mudanças nos valores dos consumidores, irão definir um ano turbulento para a indústria global da moda, avaliada em 2,5 mil milhões de dólares. As conclusões são do documento The State of Fashion 2025, o aguardado relatório anual da McKinsey & Company e da BoF Insights, a equipa de dados e consultoria da Business of Fashion.
Não é surpreendente que um forte sentimento de incerteza persista entre os executivos da indústria da moda. Olhando para 2025, apenas 20% dos executivos esperam que as condições melhorem em relação a 2024, 41% acreditam que as condições permanecerão as mesmas e 39% preveem que as condições piorem. 70% dos inquiridos citaram a falta de confiança do consumidor e uma maior preocupação com gastos como principais problemas, com mais de 80% dos compradores a planear gastar o mesmo ou menos em moda em 2025.
Imran Amed, fundador e CEO do Business of Fashion, afirmou: "Da moda de rua ao luxo, de negócios independentes de moda às grandes marcas de luxo, de fabricantes a retalhistas, dos EUA à China e à Europa, a nossa indústria está à procura de uma nova normalidade num mundo pós-Covid que está mais incerto e instável do que nunca. O State of Fashion 2025 mostra-nos que o velho manual de instruções está obsoleto. A indústria da moda precisa de novas fórmulas para o sucesso.”
As marcas de moda terão de se adaptar a um contexto em rápida mudança ou arriscam ficar para trás. Com o crescimento da indústria a estabilizar-se em números de um único dígito, as marcas terão de lutar por quota de mercado, reavaliando o relacionamento com os consumidores, priorizando demografias negligenciadas e demonstrando que os seus produtos valem o que custam.
No entanto, o relatório também destaca alguns pontos positivos. O crescimento da IA poderá empoderar os consumidores e mudar a forma como descobrem produtos, ajudando-os a combater a “paralisia da escolha” ao fazer compras online.
Não é surpreendente que um forte sentimento de incerteza persista entre os executivos da indústria da moda. Olhando para 2025, apenas 20% dos executivos esperam que as condições melhorem em relação a 2024, 41% acreditam que as condições permanecerão as mesmas e 39% preveem que as condições piorem. 70% dos inquiridos citaram a falta de confiança do consumidor e uma maior preocupação com gastos como principais problemas, com mais de 80% dos compradores a planear gastar o mesmo ou menos em moda em 2025.
Imran Amed, fundador e CEO do Business of Fashion, afirmou: "Da moda de rua ao luxo, de negócios independentes de moda às grandes marcas de luxo, de fabricantes a retalhistas, dos EUA à China e à Europa, a nossa indústria está à procura de uma nova normalidade num mundo pós-Covid que está mais incerto e instável do que nunca. O State of Fashion 2025 mostra-nos que o velho manual de instruções está obsoleto. A indústria da moda precisa de novas fórmulas para o sucesso.”
As marcas de moda terão de se adaptar a um contexto em rápida mudança ou arriscam ficar para trás. Com o crescimento da indústria a estabilizar-se em números de um único dígito, as marcas terão de lutar por quota de mercado, reavaliando o relacionamento com os consumidores, priorizando demografias negligenciadas e demonstrando que os seus produtos valem o que custam.
No entanto, o relatório também destaca alguns pontos positivos. O crescimento da IA poderá empoderar os consumidores e mudar a forma como descobrem produtos, ajudando-os a combater a “paralisia da escolha” ao fazer compras online.