Está oficialmente criado o Consórcio Europeu de Infraestruturas Digitais (EDIC, na sigla em inglês) do CitiVerse, um projeto que a Comissão Europeia diz ser “uma nova era no desenvolvimento cooperativo de cidades inteligentes, estabelecendo uma nova referência global nesta área”.
Este consócio integra 14 países europeus, entre eles Portugal, com o objetivo de fornecer soluções baseadas em inteligência artificial (IA) que ajudem a melhorar o planeamento urbano nas cidades, nomeadamente em matéria de gestão de tráfego, de energia e de água. Para isso, explica a União Europeia, o EDIC “desenvolverá tecnologias imersivas baseadas em mundos virtuais para transformar a forma como os cidadãos moldam as suas cidades e dialogam com as autoridades locais”.
Na prática, o grupo europeu vai desenvolver e aperfeiçoar gémeos digitais (digital twins) para cidades inteligentes, ou seja, modelos virtuais de cidade que utilizam dados e IA para criar simulações em tempo real. Estes dados podem incluir diversos fatores, como os níveis de poluição e de ruído, o trânsito ou as condições meteorológicas nos centros urbanos.

Voltar
Inovação
Portugal em projeto europeu que impulsiona smart cities com IA
Criado o Consórcio Europeu de Infraestruturas Digitais (EDIC, na sigla em inglês) do CitiVerse.
Nelson Jerónimo Rodrigues, Smart Cities
27 dez. 2024
Imprensa Nacional