A ‘IberAmerican Lithium’ reivindicou o potencial da Galiza e do norte de Portugal para se tornarem o principal centro europeu de produção de lítio: a empresa com sede no Canadá que no final do ano passado assumiu 100% dos direitos das jazidas Alberta II e Carlota (situadas no município de Avión, em Espanha) considera que a comunidade autónoma e a região norte portuguesa fazem parte do ‘cinturão do lítio’.
Em entrevista à publicação ‘Proactive’, Campbell Becher, CEO da ‘IberAmerican Lithium’, vê nessas reservas de lítio uma oportunidade para reduzir a dependência de países como Chile, Austrália ou China em relação a um mineral fundamental tanto para a produção de baterias em smartphones e veículos elétricos.
“A União Europeia está a forçar. Bem, não quero dizer forçar, mas está realmente a pressionar Espanha e Portugal a desenvolverem esta ‘cinturão de lítio'”, indicou, salientando que tanto a Galiza como o norte de Portugal têm potencial para desenvolver um ‘hub’ em torno da extração e processamento deste mineral.

Voltar
Investimento
Galiza e o norte de Portugal são ‘pontas de lança’ europeus:
empresa descobre ‘cinturão de lítio’.
Francisco Laranjeira, Executive Digest
27 dez. 2024
Imprensa Nacional