A COTEC Portugal e o World Trade Center Lisboa (WTC Lisboa)anunciam os vencedores da 1.ª edição do “Prémio Inovação na Internacionalização COTEC-World Trade Center” – distinção que reconhece empresas que se destacam pela sua visão estratégica e inovação no processo de expansão internacional. Entre os vencedores encontram-se a Somengil, Tecnocanto,Triangle’s, Mecalbi e a Colquímica Adhesives, sendo esta última distinguida como a grande vencedora pela sua trajetória de crescimento internacional robusto, contribuição das unidades internacionais e capacidade de inovação continuada.
“A 1.ª edição do Prémio Inovação na Internacionalização superou as nossas expectativas com o número e qualidade das candidaturas, o que tornou uma tarefa exigente a selecção dos nomeados e escolha dos vencedores no espírito do Prémio. O Júri fez um excelente trabalho ao escolher histórias inspiradoras de crescimento e expansão internacional, de criação de vantagens diferenciadoras, relacionamentos profícuos com clientes e fornecedores e, acima de tudo, grande talento, persistência e coragem de empresários que vão certamente inspirar muitos mais a seguirem o seu caminho.” afirma Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.
Luciano Menezes do World Trade Center acrescenta: “O Prémio Inovação na Internacionalização é uma plataforma essencial para reconhecer e apoiar as empresas portuguesas que se destacam globalmente. Através da parceria com a COTEC e o World Trade Center Lisboa Business Club, buscamos conectar essas empresas a uma rede internacional que permita expandir suas operações de forma inovadora e sustentável.”
OS VENCEDORES POR CATEGORIA
As candidatas foram analisadas e classificadas por categorias, definidas de acordo com a dimensão da empresa e o bloco económico no qual têm a maioria das exportações (Europa ou Global).
As empresas vencedoras, por categoria, são:
- Categoria Pequena Europa: Somengil (Lisboa/Aveiro) – líder em equipamentos industriais de lavagem e desinfeção, com presença forte e consolidada em mercados europeus, mas também globais.
- Categoria Pequena Global: Tecnocanto (Leiria) – pioneira no desenvolvimento de máquinas de extrusão para embalagens, com forte impacto em mercados na América Latina e Estados Unidos.
- Categoria Média Europa: Triangle’s (Águeda) – fabricante de quadros de bicicletas elétricas, pioneira em processos robotizados e com exportações exclusivas para a Europa.
- Categoria Média Global: Mecalbi (Castelo Branco) – especialista em máquinas para aplicação de mangas rectáveis em cablagem automóvel, com presença marcante em mercados globais, incluindo América, Europa, África e Ásia.
- Categoria sMidCap: Colquímica Adhesives (Valongo) – vencedora desta categoria e também a grande vencedora do Prémio Inovação na Internacionalização, reconhecida pelo impacto global e pela liderança no setor de colas industriais.
O processo de avaliação que levou à eleição das empresas vencedoras foi conduzido por um júri de prestígio composto por personalidades ligadas à inovação, economia, setor empresarial e academia, incluindo Adolfo Mesquita Nunes (Pérez-Llorca), António Coutinho (EDP Inovação), Cristina Rodrigues (Capgemini), Helena Bento (Oceanário de Lisboa), José Luís Alvim (Porto Business School), José Magro (WTC Lisboa Business Club), José Pulido Valente (IAPMEI), Manuel Ferreira (Banco BBVA), Miguel Athayde Marques (Universidade Católica), Ricardo Arroja (AICEP), Rui Amorim de Sousa (Cerealis) e Sandra Santos (BA Glass).
Os critérios de avaliação incluíram a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, inovação, produtividade e gestão de ativos intangíveis.