A Sound Particles é uma startup portuguesa especializada na criação de software de áudio 3D que é utilizado pelas grandes empresas de videojogos e pelos principais estúdios de Hollywood, em produções como Indiana Jones, Oppenheimer, Missão Impossível, Game of Thrones, Frozen, Dune e Star Wars. Utilizando modelos 3D da cabeça e ouvidos, e com recurso a inteligência artificial, a empresa está agora a trabalhar numa solução personalizada em que o utilizador ouve nos headphones o mesmo som do “mundo real”.
A história da Sound Particles começou há mais de uma década, pelas mãos de Nuno Fonseca, o seu CEO, um apaixonado pelo cinema e pela música. “Apercebi-me de que os efeitos visuais mais interessantes que via no cinema utilizavam sistemas de partículas, uma técnica de computação gráfica que utiliza milhares de pequenos pontos, que juntos criam efeitos como fogo, explosões, fumo, pó de fada ou tempestades de areia. E foi então que pensei: Porque não aplicar a mesma lógica ao som?”
A ideia acabou por ser posta em prática em 2012, depois de Nuno Fonseca terminar o simulador 3D que utiliza estes conceitos da computação gráfica e efeitos visuais, mas aplicados ao som.