O evento de moda Portugal Fashion vai passar a acontecer uma vez por ano, a começar em julho, num novo formato com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, anunciou a organização. A edição inaugural do novo modelo acontece de 1 a 6 de julho e terá o apoio financeiro do Turismo de Portugal, bem como “outros apoios institucionais e patrocínios”.
Segundo a diretor do Portugal Fashion, Mónica Neto, a nova estratégia, nacional e internacional do evento de moda, será também a “base da candidatura ao Portugal 2030”, que a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai submeter até final deste mês de abril, embora também estejam em curso “outras parcerias institucionais para alavancar esta nova era”.
O novo conceito do Portugal Fashion, que ao longo dos últimos 30 anos tem acontecido duas vezes por ano com apresentações das coleções primavera/verão e outono/inverno dos ‘designers’ portugueses, vai passar, este ano, a acontecer como um único evento.
De acordo com a organização, o planeamento vem sendo feito desde 2021, quando a pandemia obrigou a repensar modelos de negócio e formas de estar.
“Será um festival criativo, que se pretende assumir como um evento-turístico-âncora (turismo criativo e industrial), com grande foco na moda de autor (desfiles e apresentações), mas fazendo sempre a ponte entre esta e as várias dimensões do ecossistema moda (indústria, inovação e sustentabilidade, formação, distribuição e comunidade)”, pode ler-se num comunicado hoje divulgado.
O Bloom, espaço para revelar os ‘designers’ mais jovens e emergentes, vai ser um “pilar” nesta nova fórmula do Portugal Fashion, tendo uma renovada “aposta com vista ao estímulo do talento jovem, de forma mais consolidada e consistente, afirmando-se como uma verdadeira incubadora de criadores de moda”.
“Ao realizar apenas uma edição em território nacional, o Portugal Fashion pretende reforçar a capacidade e o potencial que o Norte do país tem em ser um imenso hub criativo, não só na indústria da moda, mas também em outras artes, como a música, cinema, arquitetura, artes plásticas, juntando ainda a identidade lusa moderna e o 'lifestyle' único que merece ser trabalhado e mostrado”, acrescentou a organização.
Num comunicado de três páginas, a organização do Portugal Fashion explicou que “ao abrigo deste novo conceito, o Portugal Fashion ambiciona tornar-se ‘chapéu’ internacional para toda a moda portuguesa”, criando um conselho de especialistas internacionais que vai “selecionar as marcas e os ‘designers’ apoiados no estrangeiro (num processo de candidatura aberto a todas as marcas e ‘designers’ com base em Portugal)”.
Esse conjunto de pessoas vai ficar responsável por “acompanhar a evolução dessas mesmas marcas e ‘designers’: gestão, vendas e pontos de venda, comunicação, ‘marketing’, crescimento, e vários outros temas relevantes para o posicionamento estratégico”.
Em outubro, a ANJE alertou que a 53.ª edição do Portugal Fashion, que estava a acontecer naquela altura, poderia ser a última, devido aos atrasos dos fundos comunitários.
Num comunicado de imprensa com o título “Edição do Portugal Fashion pode ser a última devido aos atrasos dos fundos comunitários”, a ANJE explicava que as edições do Portugal Fashion estavam a ser financiadas por fundos comunitários do Portugal2020, mas que esse quadro de apoios acabou e o “quadro Portugal 2030 ainda não tem candidatura aberta”.
Fundado pela ANJE em 1995, o Portugal Fashion é um projeto promocional da moda de autor, do ‘design’ e da indústria da moda em diferentes áreas setoriais, representando de forma permanente mais de 30 ‘designers’ e marcas portuguesas do setor da indústria têxtil e do calçado, prestando apoio complementar, a cada edição, a 10 criadores de moda internacionais que procuram o projeto para se desenvolverem a partir de Portugal.