De acordo com a SIC Notícias o coordenador do Movimento Acreditar do PSD e antigo presidente da AICEP, Pedro Reis, vai ser o ministro da Economia do Governo liderado por Luís Montenegro.
Pedro Reis vai ser o ministro da Economia do Governo liderado por Luís Montenegro.
Pedro Reis, 56 anos, presidiu à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP, entre 2011 e 2014) e, desde julho de 2023, coordena o Movimento Acreditar do PSD, uma plataforma de discussão política com a sociedade civil, consagrada na moção de Luís Montenegro à liderança do partido.Pedro Reis vai ser o ministro da Economia do Governo liderado por Luís Montenegro.
Natural de Lisboa, casado e com três filhos, assume, desde janeiro deste ano, o cargo de membro do conselho consultivo do Banco Português de Fomento.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, o dirigente, que chegou a candidatar-se a bastonário da Ordem dos Economistas, conta ainda no seu currículo com uma passagem pela banca.
Também assegurou a secretaria executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE), fez parte do Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação e participou ainda no Conselho da Indústria no âmbito do Ministério da Economia e na Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI).
Pedro Reis foi também membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures.
Em maio de 2014 tornou-se assessor sénior da Comissão Executiva do BCP e no ano seguinte administrador executivo do BCP Capital, na qualidade de seu CEO (presidente executivo).
Já em novembro 2017 assumiu a direção de Marketing Estratégico e 'Business Development' e, entre 2019 e 2021, a direção de Banca Institucional do Millenium BCP.
Coordenou o programa económico da AD e, durante a campanha eleitoral, defendeu que a coligação é a alternativa que vai permitir "recuperar o tempo perdido", apostar em reformas e aproveitar as oportunidades.
A par da licenciatura em Gestão e Administração de Empresas, Pedro Reis conta com formação na Harvard Business School em 'Strategic Finance', no Insead no 'Advanced Management Program' e na Universidade Católica, tendo participado no Programa Avançado de Gestão para Executivos.
Em abril de 2014 foi condecorado pelo antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelos serviços prestados ao país na internacionalização da sua economia.
Entre julho de 2016 e novembro de 2017, Pedro Reis foi presidente não executivo do conselho editorial do jornal económico 'online' Eco.