O sector da Alimentação e Bebidas (F&B) representa cerca de 14% do valor acrescentado gerado pela indústria transformadora em Portugal. Este sector abrange toda a cadeia de valor, potenciando a criação de valiosas ligações e sinergias entre os diferentes agentes.
O desenvolvimento do sector e o reforço da sua capacidade produtiva têm sido potenciados por um conjunto de associações sectoriais (como a PortugalFoods - Associação do Setor Agroalimentar Português e a FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares) e por centros de I&D e laboratórios colaborativos especializados (nomeadamente, o Colab4Food e o SmartFarm Colab), responsáveis pelo desenvolvimento e transferência de conhecimento para o tecido empresarial.
Para além das capacidades de investigação de ponta e das associações industriais bem estabelecidas, as condições edafoclimáticas favoráveis e uma mão de obra altamente qualificada reforçam a capacidade do país para atrair IDE. De facto, a indústria alimentar e de bebidas em Portugal é marcada pela presença de grandes empresas mundiais, como a Nestlé, estabelecida em Portugal há mais de 100 anos.

Indústria alimentar e de bebidas
Portugal tem uma indústria alimentar e de bebidas muito dinâmica e robusta, com associações industriais consolidadas e uma mão de obra altamente qualificada.
O setor em números
Principais mercados de exportação
39.1
%Espanha
8.8
%França
5.5
%Brasil
4.5
%Itália
4.4
%Reino Unido
Eurostat (2022); ponderação sobre o total das exportações da indústria alimentar e das bebidas.
Principais culturas agrícolas produzidas em Portugal | 2022
INE (2022).
3.158.613
Milho (t/ano)
1,278,223
Tomate (t/ano)
946.992
Aveia (t/ano)
903.509
Uva (t/ano)
791.658
Azeitona (t/ano)
Indústria alimentar
A forte aposta na inovação e diferenciação de produtos tem vindo a impulsionar o desenvolvimento da Indústria Alimentar em Portugal.
O sector alimentar em Portugal beneficia de uma ligação forte e duradoura entre a agricultura e a indústria alimentar.
Os solos extensos e ricos, as condições climáticas, bem como uma grande Zona Económica Exclusiva (a 3ª maior da União Europeia4) são vantagens competitivas fundamentais para Portugal, permitindo a produção de uma grande variedade de produtos de alta qualidade.
O sector alimentar tem sido fomentado por instituições académicas e de I&D especializadas de renome.
Estas condições têm atraído investimento estrangeiro e a criação de um número crescente de empresas inovadoras focadas nas principais tendências deste sector, como a robotização, a agricultura biológica, as novas tecnologias aplicadas à agricultura e à transformação, entre outras.
Este sector tem uma forte orientação exportadora, atingindo mais de 180 mercados em todo o mundo em 2025.
Portugal tem ganho alguns prémios na área da agricultura inteligente, como é o caso da startup Agroop que foi reconhecida como uma das melhores empresas “AgriTech” da Europa pela Valuer, em 2019.
O setor em números
Principais investidores internacionais
SABI. Top 5 empresas internacionais com maior volume de negócios no sector alimentar em Portugal em 2021.

Nestlé
... A Nestlé está presente em Portugal há 100 anos. A Nestlé tem duas fábricas e um centro de distribuição nacional em Portugal. Em Avanca, a Nestlé produz Cerelac, Nestum, Mokambo e Pensal e no Porto a Nestlé produz essencialmente café com as marcas Buondi, Sical, Tofa e Christina. De 2019 a 2021, a Nestlé investiu um total de 219 milhões de euros em Portugal ...
Indústria das bebidas
A reputação internacional da indústria de bebidas, aliada às condições climáticas e aos modernos métodos de produção, são as principais vantagens deste subsector em Portugal.
A Indústria das Bebidas é constituída por empresas nacionais com reconhecimento internacional, mas também por várias empresas estrangeiras com presença a nível mundial.
A mão de obra altamente qualificada, a reconhecida excelência em termos de infra-estruturas de I&D e os recursos endógenos únicos (incluindo a qualidade e abundância da água, a qualidade das vinhas, as horas de luz solar) são alguns dos principais trunfos que o país tem para oferecer.
Portugal produz um número variado de bebidas, incluindo água (5,7%), refrigerantes (13,5%), cerveja (22,6%) e vinho (54,6%)9.
Portugal é mundialmente reconhecido pela qualidade e variedade do vinho produzido, tendo já sido distinguido com vários prémios internacionais.
Portugal foi o 5.º maior exportador de vinho da UE10 e o 9.º do mundo11 em termos de valor exportado em 2022, sendo França, EUA, Reino Unido e Brasil os principais mercados de destino.
O cluster agroalimentar português pretende reforçar a participação ativa dos vários parceiros institucionais e setoriais, em particular das empresas, na construção de uma estratégia coletiva de apoio à inovação.
9 INE Portugal (2021), Peso na produção total de bebidas (valor) em Portugal em 2021.
10 International Trade Centre , considerando os 27 países que faziam parte da União Europeia em 2022.
11 Os dados compilados pela Divisão de Estatística das Nações Unidas abrangem cerca de 200 países.
Setor em números
Principais investidores internacionais

Heineken
... En 2008, A Heineken investiu numa empresa portuguesa de bebidas, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) empresa de produção de cerveja, cidra, água e refrigerantes ...
… A Font Salem tem uma fábrica localizada em Portugal, em Santarém, para o fabrico de refrigerantes e cerveja. Tem uma área total de 290.725 m2 distribuídos por diferentes áreas. A empresa investiu em Portugal para transformar a sua unidade industrial numa das mais importantes fábricas a nível do grupo (com a maior flexibilidade de produção).