Legumes
Voltar
Academia AICEP

Em Foco Índia Oportunidades para o Setor Agroalimentar Português

Workshop online explora oportunidades para o setor agroalimentar na Índia.

19 mar. 2025 10:00 Online

‎ Saiba mais

  • Perfil do Mercado

    Embora este mercado represente boas oportunidades de negócio, 500 anos depois do navegador Vasco da Gama ter ali chegado, a Índia continua a ser um mercado virgem para as empresas portuguesas.

    É de referir, desde logo, que a Índia conta com uma população de cerca de 1 438 milhões de habitantes, estimando-se que, em 2023, o seu PIB per capita seja de 2 480 USD (dados da EIU). Por outro lado, oferece um quadro político e macroeconómico estável, com previsões do crescimento do consumo próximo de 7% ao ano durante esta década. Não surpreende, pois, que os níveis de crescimento e desenvolvimento que este país tem vindo a registar em anos recentes, tenham conduzido a Índia a uma cada vez maior participação no contexto da política e do comércio internacional.

    A economia indiana é diversificada, não só porque conjuga uma agricultura tradicional com uma agricultura tecnologicamente desenvolvida, mas também porque dispõe de uma ampla gama de indústrias modernas e de uma multiplicidade de serviços com grande relevância económica. Ao nível da indústria são de referir, a título de exemplo, os têxteis, produtos químicos, processamento de alimentos, aço, aparelhos de transporte, cimento, mineração, maquinaria, software e produtos farmacêuticos.

    A Índia tem atualmente uma população muito jovem e instruída que se fixa em grandes cidades e também uma classe média em rápida expansão que adotam cada vez mais hábitos de consumo mais ocidentalizados e exigentes, tendência que dá lugar a uma cada vez maior variedade de oportunidades em matéria de negócios.

    Dada a sua enorme dimensão, o mercado indiano pode ser, contudo, segmentado em mercados de menores dimensões e mais específicos, o que os torna uma opção atrativa para as empresas portuguesas procurarem parceiros e introduzirem os seus produtos, tecnologias, talentos e investimentos.
     

    Por isso, antes de embarcar num avião à descoberta da Índia, venha captar os bons conselhos dos especialistas que vão partilhar consigo a sua experiência nesta ação da AICEP.

  • Programa

    10h00 – Abertura da sessão e boas-vindas

    10h05 – Uma leitura portuguesa sobre as tendências de mercado e as oportunidades

    Miguel Crespo, Delegado da AICEP em Nova Deli 

     

    10h15 – A evolução do consumidor indiano e a mudança dos padrões de consumo; desafios de importar para a Índia; regulamentações aduaneiras e barreiras não tarifárias.

    Mr. Amit Lohani, Founder of the Forum of Indian Food Importers (FIFI) 

     

    11h00 – A dimensão do mercado e os principais impulsionadores de crescimento; segmentação do mercado regional e oportunidades de investimento;

    Case Study - o apoio da Invest India às empresas estrangeiras.

    Mr. Dhruv Kumar Sharma e Ms. Radhika Mehta, INVEST INDIA 

     

    11h45 – Testemunho empresarial – a experiência de negócio de um executivo português da indústria alimentar que gere uma empresa multinacional na Índia.

    Avelino Oliveira, General Manager India for Schreiber Foods

    12h00 - Q & A

    12h15 – Principais conclusões e encerramento

Contactos

(+351) 808 214 214

Disponível de segunda a sexta, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 (GMT +00h00)

Apoios