A Academia AICEP dará início ao Ciclo Temático: Candidatar-se a Concursos Públicos Internacionais com o primeiro workshop, Em Foco França: Candidatar-se a Concursos Públicos Franceses, que decorrerá no dia 5 de dezembro, às 10h, na Sala Tom Jobim do Hotel da Música, na cidade do Porto. Este evento terá como objetivo explorar as especificidades do mercado francês e preparar as empresas para acederem a oportunidades de contratação pública em França.
O ciclo de workshops permitirá às empresas compreender as diversas fases de um contrato público em mercados estratégicos como França, Marrocos, Alemanha e Espanha, abordando as competências e funcionamento das autoridades locais e as regras inerentes aos concursos públicos. Os três workshops seguintes estão previstos para 2025, com datas a anunciar oportunamente.
O Em Foco França: Candidatar-se a Concursos Públicos Franceses, realizado com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa – CCILF, contará com a participação de Eduardo Henriques, delegado da AICEP em Paris, e com os seguintes especialistas: Magali Reboul-Torres, advogada especializada em contratação publica, da MRT Avocat; Mathilde Sucena, advogada especializada em direito empresarial, da Sucena Advogados; José Duarte, Diretor e Cofundador da empresa EFFIGEST e, ainda, o testemunho do Grupo empresarial português ABB, a operar em França, com larga experiência e acesso a trabalhos obtidos através de Concursos Públicos.
Este primeiro workshop direcionado para PME exportadoras de serviços e de produtos, visa responder a questões concretas e iminentemente práticas, em áreas como o processo de compra pública ou a regulamentação fiscal e aspetos jurídicos incontornáveis em matéria de acesso aos concursos públicos franceses.
Em 2023, foram apresentados em França mais de 265.000 concursos públicos (247.000 em 2020) com um valor estimado de 235 mil milhões de euros (mais 1% que em 2022). Cerca de 49% corresponderam a serviços, 31% a construção e 20% a fornecimentos. As regiões mais importantes foram Ile-de-France (Paris), com 16% do total dos concursos lançados, seguindo-se as regiões de Auvergne-Rhone-Alpes (13%) e Occitânia (11%). França é, por isso, um mercado onde as empresas portuguesas encontrarão oportunidades na área da contratação pública.
Apesar de ser um parceiro tradicional nos negócios internacionais com as empresas portuguesas, muito há a descobrir no mercado francês quanto a oportunidades de negócio, em particular em termos de compras públicas, sendo de destacar entre outros o setor da construção civil e materiais de construção, arquitetura, produtos alimentares, mobiliário e iluminação, serviços informáticos, tecnologias de informação e comunicação, serviços, ambiente e energia, saúde e life sciences.
Inscreva-se neste workshop e fique a conhecer novas formas de expandir o seu negócio em França.
As inscrições já se encontram abertas.
Eduardo Henriques
Delegado da AICEP em Paris
Magda Pereira
Diretora-Adjunta na Direção da Academia AICEP
Mathilde Sucena
Sucena Advogados
Breve apresentação:
Mathilde Sucena, inscrita nas Ordens dos Advogados de Paris e Lisboa, tem mais de 20 anos de experiência em direito das sociedades, fusões e aquisições e direito imobiliário. Coordenou a implantação e reestruturação de vários grupos societários em França e em Portugal, através de constituições, fusões, aquisições, cisões e outras operações transfronteiriças, no seio de sociedades de advogados internacionais. Em 2020, fundou a Sucena Advogados, um escritório boutique franco-português, apostando numa abordagem personalizada para responder às necessidades de cada cliente.
Magali Reboul-Torres
MRT Avocat
Breve apresentação:
Magali Reboul-Torres é advogada, especializada em contratação pública. Exerce nesta área há mais de 20 anos, tanto como advogada como responsável jurídica em entidades públicas francesas. Fundadora do escritório MRT Avocat, aconselha e representa empresas, francesas e portuguesas, nomeadamente do setor da construção, no âmbito de procedimentos de adjudicação e execução de contratos públicos franceses.
Luis Soares
ABB Construction
Breve apresentação:
Luis Soares é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho. Tem ainda uma pós-graduação em “Direcção de Empresas – Indústria da Construção” (EGP Business School – Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre outras formações. Desde 2016 que faz parte, como Diretor Geral, dos quadros da ABB Construction.
José Duarte
Effigest - Stratégie et Expertise Comptable
José Duarte, revisor oficial de contas e auditor em França, é Diretor e Cofundador do escritório de contabilidade EFFIGEST com sede em França, Portugal, Inglaterra e nos Estados Unidos. Há mais de 25 anos que a EFFIGEST apoia empresas nos seus projetos de implementação e desenvolvimento internacional com uma equipa multidisciplinar e local. José Duarte é também orador regular em diversos seminários e Workshop, e escreve periodicamente artigos, acerca das relações económicas entre Portugal e França.
Informação adicional: Locais de estacionamento, junto ao Hotel da Música: