Este setor assume-se como uma excelente porta de entrada na Europa para operadores estrangeiros, tendo uma elevada capacidade competitiva, em termos de qualidade, produtividade, qualificação dos recursos humanos e I&D. Utiliza também tecnologia inovadora para a generalidade das formas farmacêuticas, tem flexibilidade, uma capacidade de adaptação única para as diferentes necessidades dos parceiros mundiais e cumpre as boas práticas de fabrico de medicamento exigidas mundialmente.
Na área da Biotecnologia, Portugal posiciona-se como o local ideal para o estabelecimento de parcerias e para o desenvolvimento inicial de novos produtos de elevado valor acrescentado como medicamentos, novas moléculas e dispositivos médicos. Mais de 400 patentes registadas em dez anos, uma força de trabalho altamente especializada e infraestruturas de investigação de ponta fazem de Portugal um país com condições para o desenvolvimento de projetos inovadores na área da biotecnologia.
No setor dos Dispositivos Médicos e Equipamentos Médicos-Hospitalares são reconhecidas vantagens competitivas em termos de qualidade, produtividade, qualificação dos recursos humanos e I&D. A vasta e diversificada oferta de produtos e serviços resulta do know-how e das tecnologias disponíveis em diversas áreas: polímeros, bio e nano-materiais, metais e ligas, fibras e têxteis, vidro e eletrónica, mas também nas áreas do diagnóstico, apoio à decisão e intervenção clínica e terapêutica e tecnologias de informação.
Portugal é também um parceiro competitivo para serviços de I&D e ensaios clínicos pela qualidade dos recursos humanos e das infraestruturas clínicas e de investigação, e pelo ambiente favorável a estas atividades.
Na oferta dos Cuidados de Saúde, assiste-se a uma fase de expansão de hospitais e clínicas, públicos e privados com certificações internacionais, incluindo hospitais universitários com forte tradição de investigação e inovação.
O Turismo Médico apresenta-se como um vetor potencial de competitividade. Portugal disponibiliza serviços de alta qualidade na área dos cuidados de saúde e uma localização atrativa para estadias de longa duração na área da reabilitação e recuperação.
Portugal tem também potencial para ser um hub tecnológico para as empresas das áreas das tecnologias aplicadas à saúde, disponibilizando tecnologia avançada, quadros altamente qualificados e um crescente investimento em inovação que tem gerado efeitos positivos em diversas áreas da sociedade.