74.538
Empresas | 2022
Cultura e criatividade portuguesas reconhecidas nos cinco continentes.
Livros que marcam, filmes que emocionam, música e dança que encantam; design que inspira, pintura que desafia os sentidos, escultura que toca e arquitetura que desafia os limites. As Indústrias Culturais e Criativas constituem pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades modernas e, em Portugal, não são exceção.
Com quase 900 anos de história, Portugal distingue-se internacionalmente pela sua cultura, criatividade e pelo reconhecimento nos cinco cantos do mundo.
País acolhedor marcado pela diversidade e riqueza do património cultural e natural, diferenciando-se pela contemporaneidade da produção artesanal, seja pela originalidade das suas matérias tradicionais, seja ainda pelo ambiente propício à inovação e à criatividade, Portugal tem a capacidade de inspirar a criação de obras de elevado valor, quer pela riqueza criativa dos seus produtos ou serviços culturais, quer pela presença em eventos de grande prestígio internacional.
Os portugueses criam obras magníficas. Obras que rompem com a ordem instalada. Obras que mudam perspetivas. Na Arquitetura e Design, nas Artes Visuais e do Espetáculo, na Literatura, no Cinema e Audiovisual; de arquitetos e designers, a artistas das mais diversas áreas, a escritores e pensadores, a músicos, a desportistas - grandes personalidades portuguesas são galardoadas com prémios Pritzker, Nobel e Grammy.
Palco de grandes produções cinematográficas internacionais, também as histórias e documentários portugueses atravessam fronteiras, presentes em plataformas de streaming como a Netflix ou a HBO, além de nomeações para os óscares ou mesmo prestigiados galardões.
A língua portuguesa como elemento central do património cultural, comum em 10 territórios com 260 milhões de falantes em todo o mundo. A criatividade e o talento não têm limites e surpreendem milhões de pessoas.
A fileira em números
Principais mercados de exportação
França (13,82%); Espanha (13,21%); Angola (9,88%); Alemanha (9,22%); EUA (8,29%).
Fonte: INE
Saiba que ações de promoção externa estão planeadas para este ano.