A Academia AICEP realizou, no dia 18 de abril, o workshop Em Foco Marrocos – Setor Automóvel, para empresas do setor que pretendam conhecer melhor as características e as oportunidades no mercado marroquino. O evento realizou-se na Sala Tom Jobim do Hotel da Música, na cidade do Porto.
A iniciativa contou com a participação de Rui Cordovil, delegado da AICEP em Rabat, com os oradores convidados, Abdelaziz Meftah, Diretor-Geral da Associação Marroquina para a Indústria e Construção Automóvel (AMICA) e Idriss Addahbi, Chef de la Division Stratégie et Promotion des Ecosystèmes Automobiles, Ministério da Indústria e Comércio Marroquino.
Os oradores fizeram uma apresentação do mercado marroquino e do setor automóvel, destacando as exportações e os investimentos do setor, bem como o ambiente de negócios e o potencial do mercado. Haverá também um espaço de networking para que as empresas possam contactar com os especialistas e colocar as suas questões.
Com uma população de cerca de 37,5 milhões de habitantes, dos quais cerca de 44% tem menos de 25 anos de idade, e um PIB de 134 mil milhões de dólares (USD), Marrocos é um mercado que tem vindo a reforçar o seu posicionamento na geopolítica mundial e a assumir um papel-chave no eixo África-Europa.
O mercado de Marrocos destaca-se dos demais países da região pela sua estabilidade política, social e económica, sendo também a segunda maior economia de todo o Magreb. Fruto da sua posição geoestratégica, o reino de Marrocos desenvolve e mantém relações comerciais robustas com todos os países da Europa. Por conseguinte, este é um mercado cada vez mais relevante para as empresas portuguesas, no contexto africano, em grande medida devido às relações culturais com Portugal e à imagem muito positiva que o nosso país tem junto dos cidadãos marroquinos.
Segundo a AMICA, Marrocos é o 1º produtor de automóveis de passageiros em África e o 1º exportador de veículos novos com motor de combustão para a União Europeia (UE), contando ainda com mais de 250 fornecedores internacionais instalados no país, que produzem localmente.
Em Marrocos, o setor automóvel assumiu a liderança em termos industriais e internacionais. As exportações do setor automóvel atingiram mais de 14,2 mil milhões de euros no final de dezembro do ano passado, registando um crescimento de 27,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta evolução foi impulsionada pelo aumento das vendas do segmento da construção (+1,2 mil milhões euros), das cablagens (+1,1 mil milhões de dirhams) e dos grupos motopropulsores (+230 milhões euros). Este excelente desempenho consolidou a posição da indústria automóvel como principal setor exportador de Marrocos em 2023.
Um dos principais objetivos da estratégia de Marrocos para este setor passa por atingir uma capacidade de produção de um milhão de automóveis até 2025. Nesse sentido, o grupo Stellantis (Opel, Peugeot e Citroën) reforçou o seu investimento, com vista a aumentar o volume de produção da fábrica da Atlantic Free Zone Kenitra em 250.000 automóveis adicionais. Tal como aquele, também o Grupo Renault está presente em Tânger e em Kenitra, podendo as empresas portuguesas beneficiar com as oportunidades de negócios que os dois Grupos alavancam.
Embora exista uma forte presença dos principais concorrentes internacionais do subsetor de componentes para automóveis em Marrocos, existe espaço para as empresas portuguesas incrementarem os seus negócios e crescerem em termos internacionais como empresas sustentáveis, dentro destes subsetores. Aconselha-se, todavia, que as empresas portuguesas adotem uma estratégia cuidada para com este mercado específico e que tenham em consideração as recomendações de especialistas, a fim de assegurarem o sucesso dos seus negócios neste país.
Programa
09H30 – Abertura – Magda Pereira, Diretora-Adjunta da Direção da Academia AICEP
09H35 – Marrocos – Enquadramento Macroeconómico e Relações Bilaterais, Rui Cordovil, Delegado da AICEP em Rabat, Marrocos
09H50 – “Industrie automobile au Maroc, État des lieux et opportunités” - Idriss Addahbi, Chef de la Division Stratégie et Promotion des Écosystèmes Automobiles, Ministère de l'Industrie et du Commerce
10H25 – “Industrie Automobile au Maroc” - Abdelaziz Meftah, Directeur général de l'AMICA - Association Marocaine pour l'Industrie et la Construction de l'Automobile
11H00 – Coffee-break
11h30 – Perguntas e Respostas
12h30 - Principais conclusões e encerramento
13h00 – Networking e agendamento das reuniões speed meetings da tarde
14H30-18H00 - Reuniões bilaterais (speed meetings) entre os parceiros marroquinos e as empresas portuguesas.
APRESENTAÇÕES
- Em Foco Marrocos – Setor Automóvel
Rui Cordovil
- Industrie Automobile au Maroc
Abdelaziz Meftah
- Industrie automobile au Maroc, État des lieux et opportunités
Idriss Addahbi