Portugal é país europeu onde o comércio online nas PME mais cresceu durante este ano, ultrapassando países como a Áustria e França, com uma expansão de 39% em relação a 2021.
Os dados são do Mastercard Economics Institute e revelam que o aumento da participação das PME no mercado digital “reflete uma tendência que abrange a maioria dos países europeus, apesar das variações por setor”.
A Mastercard destaca a importância das PME (pequenas e médias empresas) portuguesas no tecido económico nacional, nomeadamente em setores-chave como viagens, retalho (especificamente lojas de desporto, mobiliário e eletrónica de consumo). Bem como destaca o comportamento destes sectores em relação à inflação e às taxas de juro.
Entre os dados do relatório do Mastercard Economics Institute, o destaque vai para a revelação que na Europa, apesar de em 2023 os gastos nas PME terem crescido mais lentamente do que nas grandes empresas – devido ao aumento da inflação e das taxas de juros mais altas que pressionaram os consumidores e os tornaram mais sensíveis aos preços – em 2024, os gastos nas PME estão a superar as grandes empresas em setores-chave.
Voltar
E-commerce
PME portuguesas lideram crescimento na Europa no comércio online
Gastos PME por indústria cresceu sobretudo sector das agências de viagens, retalho e serviços.
Maria Teixeira Alves, Jornal Económico
23 out. 2024
Imprensa Nacional