O setor da economia azul é altamente relevante nos Países Baixos, sendo responsável por um valor acrescentado bruto de aproximadamente 15,4 mil milhões de euros, representando 2% do PIB neerlandês e 1,5% do emprego total do país.
Os Países Baixos consolidaram uma posição comercial marítima robusta, impulsionada pela sua localização estratégica no estuário dos rios Mosa, Reno e Escalda e pelo seu conhecimento histórico do setor marítimo. Estes fatores refletem-se na posição de liderança internacional do cluster marítimo neerlandês, sendo continuamente reconhecido como um dos principais clusters a nível mundial.
Entre os subsetores com maior impacto na economia neerlandesa, destacam-se a energia eólica offshore, os portos e transporte de mercadorias e os serviços e tecnologia marítima.
O estudo da AICEP sobre Economia Azul nos Países Baixos apresenta uma visão detalhada dos principais segmentos deste setor no mercado neerlandês, com informação sobre os principais atores, estratégia governamental para o setor e alguns casos de sucesso nesta área.