O conceito de sustentabilidade atravessa hoje todas as vertentes da ação humana. Mas se facilmente associamos as emissões dos transportes às alterações climáticas, a relação entre os videojogos e o ambiente é menos intuitiva.
Os equipamentos de jogo, que são produtos eletrónicos utilizados por mais de três mil milhões de gamers, têm, no entanto, um impacto significativo em várias das dimensões da sustentabilidade. Fabricantes e consumidores estão hoje empenhados em diminuir as externalidades negativas e a transformar os jogos em veículos de informação e ação ambiental.
Os equipamentos de jogo perfazem uma parte importante do mercado da eletrónica de consumo, que inclui todos os dispositivos eletrónicos, eletrodomésticos e gadgets desenhados para uma utilização diária por parte dos indivíduos. Estima-se que, em 2024, o rendimento global gerado a partir deste segmento (que se refere ao hardware e aos acessórios usados nos videojogos) ascenda a 34 mil milhões de dólares americanos, com um crescimento global de 2,9% em 2025.
Por Andrea Valente e Isabel Marques, Grupo de trabalho ESG da AICEP