O mercado dos videojogos já ultrapassou o do cinema e é cada vez maior o número de pessoas que prefere sentar-se em frente a um ecrã para ser o protagonista da sua aventura ou a estrela da sua equipa.
O volume de negócios gerado pelas empresas de videojogos em Portugal tem aumentado muito nos últimos anos. De 5,4 milhões em 2018 passou para mais de 38 milhões em 2022, o que representa um crescimento médio anual de 65,2 por cento, de acordo com o INE.
Em Portugal, o mercado dos videojogos está a subir de nível e as previsões são otimistas para um jogo que promete prolongar-se. São vários os casos de sucesso que apresentamos deste setor que provam isso mesmo.
Nesta edição, entrevistámos Jeferson Valadares, presidente da Associação de Produtores de Videojogos Portugueses, que revela que os últimos anos têm sido marcados por investimentos, fusões e aquisições que são um sinal de maturidade do setor.
Viajamos também até à Califórnia, o epicentro da Inteligência Artificial e das gigantes tecnológica e onde Portugal esteve pela primeira vez representado na Games Developers Conference a mostrar o que se faz em Portugal.
O conceito de sustentabilidade atravessa hoje todas as vertentes da ação humana. Mas se facilmente associamos as emissões dos transportes às alterações climáticas, a relação entre os videojogos e o ambiente é menos intuitiva. Exploramos também, como fabricantes e consumidores estão hoje empenhados em diminuir as externalidades negativas e a transformar os jogos em veículos de informação e ação ambiental.
Apresentamos ainda a Givachoice, uma empresa de moda portuguesa que cresceu voltada para o exterior e que está presente na Europa, América e Austrália e aposta na sustentabilidade como motor de crescimento.