O primeiro-ministro vai assinar esta terça-feira seis contratos de investimento que somam 3,07 mil milhões de euros aos quais o Estado português vai conceder um apoio que rondará os 690 milhões de euros, no âmbito do sistema de incentivos de mil milhões para Investimentos estratégicos.
Calb, LiftOne, Savannah, Topsoe, Everbio e United PetFood são as seis empresas que vão assinar as minutas dos contratos de investimento, que foram aprovadas ao longo do mês de dezembro – tal como o ECO avançou – e janeiro, numa cerimónia que vai ter lugar esta terça-feira, em Sines, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira e a presidente da Aicep, Madalena Oliveira e Silva.
O apoio a estes projetos é financiado com fundos nacionais e é atribuído através do sistema de incentivos aos investimentos produtivos em setores estratégicos para a transição rumo a uma economia neutra em carbono, que tem uma dotação de mil milhões de euros. Um sistema criado no âmbito do Quadro Temporário de Crise e Transição, relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia na sequência da agressão da Ucrânia pela Rússia, que previa acelerar a transição económica e climática e superar a atual crise energética. O apoio concedido a estas empresas corresponde a 69% da dotação.