Portugal participa, de 27 a 30 de janeiro de 2026, na IPM ESSEN, a maior e mais importante feira internacional dedicada ao setor da horticultura, que reúne toda a cadeia de valor do “mundo verde” e se afirma como ponto de encontro central para profissionais de plantas, tecnologia, florística e equipamentos para jardins. A edição decorre no recinto da Messe Essen, que disponibiliza mais de 110.000 m² de área expositiva distribuídos por nove pavilhões e pela Galeria. Estão confirmados 1.476 expositores provenientes de 41 países, sendo esperados cerca de 40.000 visitantes profissionais.
A participação portuguesa contou com a visita oficial do Secretário de Estado da Agricultura, Eng. João Moura, a convite da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. A aicep Portugal Global acompanhou o Senhor Secretário de Estado nesta deslocação, reforçando o apoio institucional às empresas portuguesas presentes no certame. A agenda incluiu visitas ao stand coletivo da Portugal Fresh, no pavilhão 6C25, onde estavam a expor a Colossus Plants Lda, Schroll Flowers, VIPLANT – Viveiros do Algarve, Lda, e Viveiros Monterosa, Lda, bem como às empresas portuguesas com participação individual: Cerâmica da Borralheira, SA (pavilhão 5G23), Citrusplants Lda / Citrina (pavilhão 1E34) e Planta Livre Lda N13 (pavilhão 6J34).
A presença nacional na IPM ESSEN decorre num contexto de crescimento das exportações do setor.
O dinamismo do setor português reflete-se no desempenho das exportações mundiais que e janeiro e novembro de 2025, cresceram 5,3% em valor, atingindo 2.393 milhões de euros, e 0,1% em quantidade, totalizando 1.674.675 toneladas. As frutas destacaram-se como o sub-setor mais dinâmico, com um aumento de 15,4% em valor (1.114 milhões de euros) e 2,5% em quantidade. As exportações de legumes atingiram 1.103 milhões de euros, enquanto o segmento das flores e plantas ornamentais registou um crescimento de 15,6%, alcançando 147 milhões de euros.
No caso das flores e plantas ornamentais, a União Europeia manteve-se como destino dominante, absorvendo 94% das exportações portuguesas (139 milhões de euros). Os Países Baixos lideram como principal mercado, com 87 milhões de euros, seguidos de Espanha (27 milhões), Alemanha (10 milhões) e França (6 milhões). Os mercados extra-UE representaram 8,5 milhões de euros, correspondendo a 6% do total.