A Portugal Film Commission e as Aldeias Históricas de Portugal promoveram uma sessão de capacitação técnica, com vista a reforçar as condições de acolhimento de produções de cinema e audiovisual naqueles territórios do Centro de Portugal. A iniciativa realizou-se esta quarta-feira, 4 de fevereiro, no Museu Judaico de Belmonte.
Cerca de 20 técnicos das câmaras municipais da Rede de Aldeias Históricas de Portugal participaram na sessão, que foi dinamizada por Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas e partilhadas sugestões e boas práticas que poderão agilizar processos e potenciar as condições daqueles concelhos para receber produções nacionais e internacionais.
A articulação desta rede com a Portugal Film Commission era um dos objetivos desta iniciativa, a par da harmonização de procedimentos e do reforço do posicionamento das Aldeias Históricas como destinos film friendly.
Recorde-se que a Portugal Film Commission integra a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE – Aldeias Históricas de Portugal 2030, que identifica a singularidade destas aldeias e dos territórios que as envolvem como alavanca para o acolhimento de produções de cinema e audiovisual.