O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka foi distinguido com um Certificado de Mérito durante as celebrações do Dia Nacional do Japão, que assinalaram o 66.º aniversário de Sua Majestade o Imperador Naruhito, numa cerimónia realizada na Embaixada do Japão em Portugal, no passado dia 19 de fevereiro.
A distinção foi entregue pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Portugal, NAKAGAWA Tsutomu, em reconhecimento pelo “contributo excecional para a promoção do entendimento mútuo e das relações de amizade entre o Japão e a República Portuguesa”.
A cerimónia contou com a presença da Comissária-Geral de Portugal Joana Gomes Cardoso, do Diretor do Pavilhão Bernardo Amaral, do Diretor Técnico Lino Ramos e dos artistas Carminho e Máximo, que também atuaram no Pavilhão de Portugal em Osaka, contribuindo para a celebração da cultura portuguesa.
Planeado e executado pela AICEP, o Pavilhão de Portugal foi um verdadeiro palco económico, diplomático e cultural. Envolveu 510 entidades nacionais e gerou 4,5 milhões de euros em volume de negócio direto através da loja e do restaurante. Foram realizados 400 eventos, com mais de 550 mil participantes, e acolhidas 210 delegações internacionais provenientes de 65 países.
A participação portuguesa recebeu 2.355.616 visitantes e foi distinguida em três categorias, incluindo o prémio de melhor tema da Expo – “Oceano, Diálogo Azul”, que sublinhou a ligação histórica de Portugal ao mar e o compromisso com a proteção dos oceanos, destacando-se entre os 158 países participantes.
Ao longo do evento, o Pavilhão de Portugal tornou-se um verdadeiro ponto de encontro entre culturas, promovendo o diálogo, reforçando a cooperação bilateral e celebrando uma relação histórica que une Portugal e Japão há mais de quatro séculos. Receber esta distinção após o encerramento da Expo evidencia o impacto duradouro da presença portuguesa em Osaka e reafirma o papel de Portugal como parceiro de confiança, inovador e aberto ao mundo.