A Fábrica de Unicórnios de Lisboa foi considerada um dos três melhores hubs de inovação a nível ibérico e alcançou o primeiro lugar a nível nacional no ranking do Financial Times Europe’s Leading Start-up Hubs. No contexto europeu, alcançou a 24.ª posição entre 180 incubadoras de toda a Europa presentes no ranking, mais 30 do que no ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo em que a Unicorn Factory Lisboa marca presença na classificação elaborada por um dos principais jornais de economia a nível mundial.
De forma a classificar os hubs de inovação, foi realizado um processo de candidatura e avaliação em duas fases. O principal critério foi a avaliação por parte de antigos participantes que integraram, pelo menos, um programa promovido pelo respetivo hub. Além disso, foram incluídas as recomendações de especialistas externos, como investidores e representantes de sociedades de capital de risco, assim como empreendedores e académicos. Por fim, foram ainda analisadas as startups de maior sucesso provenientes de cada hub.
Lançada pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a Unicorn Factory Lisboa apoia atualmente mais de 300 startups e scaleups por ano, das quais cerca de metade são internacionais. Realizou ainda ações de formação a mais de 2000 jovens de todas as idades e, só no último ano, estabeleceu 34 colaborações com outros ecossistemas internacionais. Nos últimos três anos, a cidade de Lisboa atraiu mais de 80 empresas tecnológicas que abriram escritórios na cidade, incluindo 17 unicórnios internacionais, com o anúncio de mais de 17 mil postos de trabalho.
No último ano, a iniciativa foi ainda distinguida pela Comissão Europeia nos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Promoção do Espírito do Empreendedorismo”, e também pelo Technology Fast 50 Portugal da Deloitte, consolidando-se como uma referência no ecossistema empreendedor europeu.