De 15 a 18 de setembro, a indústria têxtil-lar portuguesa voltou a destacar-se internacionalmente com a participação na New York Home Fashions Market / Home Textiles Week, um dos principais certames mundiais dedicados ao setor.
O evento constitui uma montra privilegiada para apresentar as mais recentes coleções, tendências e inovações a compradores e distribuidores do mercado norte-americano, o principal destino extraeuropeu das exportações portuguesas de têxteis-lar.
A AICEP em Nova Iorque acompanhou e visitou várias empresas portuguesas que marcaram presença na feira. Sob a alçada da associação setorial Home from Portugal, que apoia a internacionalização da fileira do têxtil-lar, estiveram a Fateba, especializada na produção de têxteis-lar e peças de design diferenciado; a JPF (J. Pereira Fernandes), empresa de referência no mercado de têxteis para o lar; e a Têxteis Penedo, com tradição e excelência na criação de tecidos de elevada qualidade. Paralelamente, marcaram presença a Crishome, reconhecida pela forte aposta na inovação e sustentabilidade em têxteis-lar, assim como a Rosacel, produtora de colchas, capas de edredão, mantas e artigos de mesa, e a Allcost, empresa com destaque nos têxteis premium para casa e hotelaria, reconhecida pela combinação de qualidade, inovação e serviço dedicado.
A participação reforçou a reputação de Portugal como fornecedor de excelência no setor do têxtil-lar, onde tradição, qualidade e inovação tecnológica se conjugam para responder às exigências do mercado internacional. A presença nacional evidenciou, ainda, a importância estratégica do mercado norte-americano, onde o prestígio do Made in Portugal continua a crescer, cada vez mais associado à diferenciação, design e sustentabilidade.