No âmbito da visita oficial do Primeiro-Ministro português ao Japão, acompanhado pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – e a JETRO – Japan External Trade Organization – assinaram um memorando de cooperação destinado a aprofundar as relações económicas entre os dois países.
O acordo prevê a promoção conjunta de oportunidades de investimento e comércio, com destaque para setores estratégicos como a transição energética, tecnologias verdes, economia azul, digitalização e indústria avançada. Esta colaboração visa facilitar o intercâmbio de informação, apoiar empresas portuguesas e japonesas no acesso aos respetivos mercados e impulsionar projetos de internacionalização com forte potencial de crescimento.
“A assinatura deste acordo permite fortalecer as relações comerciais com o Japão, que continua a ser um parceiro estratégico fundamental para Portugal, apostando na captação de investimento nas áreas das energias renováveis ou da mobilidade sustentável e no reforço das exportações no setor agroalimentar ou da biotecnologia”, afirma o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, sublinhando ainda que esta cooperação “irá reforçar os laços históricos entre os dois países”.
Para Madalena Oliveira e Silva, Presidente da AICEP, “esta assinatura simboliza um passo importante para fortalecer a presença de Portugal no mercado japonês e criar pontes para as empresas portuguesas. O Japão é um parceiro económico de elevada relevância, que tem investido em Portugal nos anos mais recentes e no qual queremos continuar a apostar”.
A parceria surge num momento de crescente interesse mútuo, potenciado pelo Acordo de Parceria Económica entre a União Europeia e o Japão e pela participação de Portugal na Expo 2025 Osaka Kansai, onde o país destaca as suas competências na Economia Azul com um Pavilhão que já ultrapassou os 1,7 milhões de visitantes.
A Presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, e a Administradora Philomène Dias integraram a comitiva da visita oficial do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, à República Popular da China e ao Japão entre 9 e 12 de setembro.
A deslocação do Primeiro-Ministro termina em Osaka, com a visita ao Pavilhão de Portugal na Expo 2025, subordinado ao tema "Oceano: Diálogo Azul".