A Comissão Europeia lançou o "Convite à manifestação de interesse das empresas da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e da República da Moldova para investimentos na República da Moldova".
O objetivo desta iniciativa é iniciar um diálogo entre a Comissão Europeia e as empresas privadas da região sobre oportunidades concretas de investimento na economia da República da Moldova e identificar formas de superar os constrangimentos existentes. O diálogo visa desenvolver um portfólio de investimentos que possa beneficiar dos instrumentos políticos, técnicos e financeiros da Comissão Europeia.
O prazo para a primeira fase de seleção é 8 de dezembro de 2025, às 23h00 CET. Os dossiês submetidos posteriormente serão analisados, previsivelmente, em março e junho de 2026. O convite permanecerá aberto até 4 de junho de 2026, às 18h00 CET.
Os critérios de elegibilidade exigem um valor mínimo do projeto de investimento de 10 milhões de euros e uma contribuição própria de pelo menos 15%.
As áreas prioritárias do convite, definidas com base no Plano de Crescimento da República da Moldova 2025-2027 e nas Orientações Estratégicas do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável Plus (EFSD+), incluem: energia e transição verde; agricultura, indústria agroalimentar e desenvolvimento rural; tecnologia, inovação e indústria; transformação digital, inovação digital e investigação aplicada; infraestrutura e conectividade - transportes, logística e sistemas digitais; saúde, ciências da vida e inovação na saúde digital.
Mais informações podem ser encontradas aqui.