A 16.ª edição da Q-Day Conference acontece a 16 de setembro, das 9h00 às 18h00, na Culturgest de Lisboa (mas a transmissão online está igualmente garantida para quem preferir ou só conseguir acompanhar o evento à distância). Depois de duas edições dedicadas a explorar o poder transformador da IA Generativa, o Q-Day regressa com um novo tema: “Soluções para a Europa”.
Esta edição chama Portugal à ação: é tempo de sair da zona de conforto e afirmar, com ambição, a nossa tecnologia, o nosso talento e a nossa visão além-fronteiras. A Q-Day Conference deste ano desafia, por isso, empresas, instituições públicas e líderes a demonstrarem o valor das suas soluções na construção de uma Europa mais coesa, mais soberana e mais competitiva – preparada não só para sobreviver, mas para liderar e prosperar nesta instável ordem mundial.
Os três painéis temáticos (um em Português e dois em Inglês), que contam com oradores de referência em campos como política, ciência, tecnologia, economia e educação (entre outros), vão debater como transformar o potencial europeu em impacto real. A autonomia estratégica, a industrialização da inovação, a transição energética e a valorização do talento serão eixos centrais da discussão.
País convidado: Luxemburgo, o berço institucional da UE
Com apenas 2.600 km² e cerca de 660 mil habitantes, o Luxemburgo é um dos países mais pequenos da Europa, mas também um dos mais estratégicos. Membro fundador da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), embrião da atual UE, acolhe ainda hoje várias instituições-chave do projeto europeu. Apesar da sua dimensão, afirma-se como referência em setores de elevada complexidade e valor acrescentado, como o espaço, a inovação tecnológica e os serviços financeiros. Com uma economia aberta e uma localização privilegiada no coração da Europa, apresenta o PIB per capita mais elevado do mundo (118.770€ em 2023), figura entre as principais praças financeiras europeias e destaca-se nos rankings internacionais de competitividade, digitalização e facilidade de fazer negócios – sendo, segundo o European Innovation Scoreboard 2024, o 8.º país mais inovador da UE.
A sessão dedicada ao país convidado no Q-Day será uma oportunidade para aprofundar ligações entre Portugal e Luxemburgo, promover colaborações tecnológicas e explorar novas formas de fortalecer o projeto europeu.
Do programa do Q-Day faz ainda parte a cerimónia de entrega dos Prémios de Co-Inovação. Estes prémios são um reconhecimento e uma homenagem da Quidgest aos pioneiros, aos visionários e a todos aqueles que lideram a transformação digital em Portugal e no mundo.
Para mais informação sobre o programa e inscrição gratuita na Q-Day Conference 2025, consultar o site oficial.