Portugal foi destacado pela revista The Economist como a economia com melhor desempenho em 2025 entre 36 países maioritariamente desenvolvidos. O ranking anual do semanário britânico coloca o país no primeiro lugar devido à combinação de crescimento do PIB acima da média europeia, inflação controlada e valorização do mercado acionista português ao longo do ano.
Uma economia “doce como um pastel de nata”, classifica o The Economist. “É a reformar com coragem e a tornar o país mais competitivo e produtivo que vamos continuar a criar emprego, a aumentar os salários e a reforçar o Estado social“, reage Luís Montenegro na rede social X.
A distinção surge num ano marcado pela incerteza global, marcada por guerras comerciais e tensões geopolíticas, em que, apesar das nuvens no horizonte, o crescimento mundial deverá manter-se em torno dos 3%, um ritmo semelhante ao de 2024. Num contexto em que a inflação continua acima dos 2% na maioria das economias da OCDE, Portugal destacou-se pela capacidade de equilibrar crescimento e estabilidade de preços.