A Coloplast, multinacional dinamarquesa especializada em dispositivos médicos, confiou à Garcia Garcia, empresa especializada na conceção e construção de edifícios industriais e logísticos, o desenvolvimento e execução de uma nova unidade de produção, de grande dimensão, localizada em Felgueiras.
Este é um dos maiores investimentos diretos estrangeiros em Portugal dos últimos anos, um marco para a economia, que poderá originar a criação de 800 novos postos de trabalho, cujo processo de recrutamento já está em curso. A construção da nova unidade teve início em julho de 2024, com a conclusão dos trabalhos prevista para o 1º trimestre de 2026. Será a maior fábrica da Coloplast, devendo iniciar produção no decorrer do próximo ano.
Em construção na Área de Acolhimento Empresarial de Alto das Barrancas, em Revinhade, Felgueiras, o novo empreendimento da Coloplast representa um avanço na expansão das operações da empresa e no fortalecimento da indústria de dispositivos médicos em Portugal. A nova unidade de produção será dedicada à fabricação de cateteres intermitentes, utilizados por pessoas com retenção urinária, como indivíduos com lesões na medula espinhal ou espinha bífida. Este investimento visa responder à crescente procura global por dispositivos médicos, especialmente na Europa, reforçando a sua capacidade produtiva.
Para a escolha de Portugal como local de instalação da nova fábrica da Coloplast contribuíram fatores como mão de obra qualificada, uma vez que o nosso país oferece profissionais altamente treinados; a localização estratégica, o que permite atender eficientemente ao mercado europeu; e ainda a sustentabilidade, com Portugal a possuir uma oferta significativa de eletricidade renovável e uma meta de neutralidade carbónica até 2050, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da empresa.