O Ministério da Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável de Marrocos lançou, na semana passada, dois concursos internacionais para novas infraestruturas de gás. Estes projetos visam reforçar a segurança energética do país através do desenvolvimento de um sistema nacional de importação, armazenamento e transporte de gás natural.
O primeiro concurso diz respeito ao fretamento de uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) para o terminal de GNL de Nador West Med. Foi aberto um procedimento de pré-seleção para selecionar o operador deste tipo de equipamento, que também poderá fornecer equipamentos «topside», como braços de carregamento e instalações de ligação.
Esses equipamentos, uma vez concluídos e antes da entrada em serviço no terminal, serão transferidos para a gestão de entidade pública. O conjunto representa um investimento estimado em 273 milhões de dólares. Esta FSRU será ligada ao gasoduto Magrebe-Europa (GME), o que permitirá integrar rapidamente o terminal na rede de gás existente.
O segundo concurso público diz respeito ao desenvolvimento de um corredor nacional de gasodutos que ligará o porto de Nador West Med ao GME e assegurará o abastecimento das zonas industriais de Kenitra e Mohammedia.