O projeto HERA - Hybrid-Electric Regional Architecture – em que o ISQ participa, irá identificar e avaliar o conceito de uma aeronave regional híbrida-elétrica e suas principais arquiteturas.
Além disso, irá desenvolver as tecnologias necessárias a aplicar nas aeronaves de modo a cumprir a exigência de redução de emissão de gases com efeito de estufa (GEE) em 50%, definida na Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA), para este tipo de aeronave. Trata-se de um ambicioso projeto da União Europeia no setor da aviação em matéria de neutralidade carbónica.
O conceito de aeronave HERA, com capacidade aproximada para 50 a 100 lugares, operará em mobilidade aérea regional e de curto alcance, a distâncias inferiores a 500 km. O objetivo é atingir uma redução de 50% no consumo de combustível (com base na tecnologia), em comparação com as aeronaves de última geração disponíveis em serviço.
Coordenado pela empresa italiana Leonardo, o HERA conta com a AIRBUS, DLR, Fraunhoffer, Honeywell, ONERA, Rolls Royce, Siemens, Safran, Thales, entre outros parceiros internacionais num total de 48 reputadas instituições do sector da aviação, incluindo universidades.
Este projeto está integrado no Programa Clean Aviation, no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia.
No fundo, estamos a falar dos novos paradigmas europeus orientados para a neutralidade carbónica até 2050 que têm o Clean Aviation como principal instrumento de inovação para o sector da aviação.

Voltar
Inovação
Aeronave híbrida - neutralidade carbónica no setor da aviação
Portugal, através do ISQ, participa no Projeto da Aeronave Europeia Hibrida.
ISQ/AICEP
15 abr. 2025