A indústria do aço quer transitar de métodos produtivos tradicionais, baseados em combustíveis fósseis, para métodos mais sustentáveis e de baixo teor em carbono.
A iniciativa europeia TransZeroWaste, no valor de 4.99 M€, que o ISQ integra, visa precisamente conceber soluções circulares para a indústria do aço.
O ISQ irá desempenhar um papel muito relevante, liderando a a avaliação económica e ambiental das novas tecnologias bem como aconselhamento quanto a indicadores de circularidade. Um contributo relevante para a competitividade e sustentabilidade da indústria do aço em toda a Europa, sendo que se farão casos de estudo na Alemanha e em Espanha.
O TransZeroWaste propõe a criação de novas rotas de reciclagem que permitam a utilização eficaz dos resíduos gerados nas instalações industriais de produção de aço – calamina, resíduos oleosos e minérios de qualidade inferior – auxiliando na continuidade do abastecimento de matérias-primas e contribuindo para uma economia circular.
Adicionalmente, o ISQ está encarregue da investigação dos diferentes cenários de transição para dois casos de estudo de implementação industrial, na Alemanha (Dillinger Hüttenwerke) e em Espanha (Celsa Barcelona), simulando a alteração dos fluxos de massa com a introdução de novos processos de peletização (a frio e a quente), briquetagem e redução direta, essenciais para a adaptação às exigências da produção de aço “verde”.
Está ainda responsável pela elaboração de modelos de negócio sustentáveis para a comercialização e a exploração dos resultados do projeto. Este contributo é essencial para que as inovações desenvolvidas possam ser rapidamente adotadas pelo setor, promovendo um impacto significativo na competitividade e na sustentabilidade da indústria do aço em toda a Europa.
Voltar
Sustentabilidade
Aço “verde” produzido com hidrogénio
ISQ vai participar em projeto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio.
ISQ/AICEP
08/04/2025