O ROI UP Group acaba de lançar o “II Observatório Pharma de Redes Sociais 2024: Análise das Top 10 farmacêuticas com maior volume de faturação em Portugal”, uma atualização do seu primeiro estudo lançado no ano passado.
Há uma evolução lenta, mas positiva, para as 10 farmacêuticas analisadas no II Observatório Pharma Portugal 2024. Destacam-se localmente pelas estratégias ao nível de Conteúdos, Influencer Marketing e Podcasting. No que toca ao Paid Social e entrada em novos canais como o TikTok e Threads a aposta é ainda prudente.
Conteúdos dos canais das 10 farmacêuticas que mais faturam em Portugal
A nova análise (agosto de 2023 a agosto de 2024) volta a contemplar um olhar sobre a presença e estratégia de conteúdos dos canais das 10 farmacêuticas que mais faturam em Portugal: Pfizer, Bial, Novartis, Hovione, Hikma, Johnson & Johnson Innovative Medicine (que sofre um rebranding), Fresenius Kabi (antes Labesfal), Sanofi, Bayer e Roche. Mas não só! Este ano traz novidades como um quadro de performance e uma secção de oportunidades e más práticas.
Os canais dos produtos próprios de cada marca, as suas Fundações, novas plataformas (formato Podcast) e iniciativas para sensibilizar para certas doenças ou gerar awareness também estão contemplados neste II Observatório, onde até os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris ganham destaque.
Foram analisados um total de 160 canais – 35% canais locais versus 65% de canais globais – e é possível identificar claramente os territórios de conteúdos que predominam. “A nível local e global predomina o conteúdo Corporativo, seguindo-se Produto. Sendo que a nível local, a aposta em canais relacionados com o território Doença/Saúde&Bem-Estar (awareness) é maior do que a nível global, onde a estratégia é muito mais focada em marca”, avança Mafalda Guedes Miguel, Diretora do ROI UP Group Portugal.
Independentemente do território, nota-se sobretudo, entre um período de análise e outro, que a indústria farmacêutica quer manter-se perto dos targets B2C&B2B – consumidores, pacientes, cuidadores informais, profissionais de saúde, organismos oficiais, seguradoras, representantes do setor, etc., – e que embora o caminho ainda vá ser longo já se nota uma evolução neste novo overview.
Notícia na íntegra aqui.

Voltar
E-commerce
II Observatório Pharma Portugal 2024
Estratégias e tendências das redes sociais das 10 farmacêuticas que mais faturam em Portugal.
EcommerceNews
26 set. 2024
Imprensa Nacional