O ator José Condessa é o rosto da campanha de 2025, batizada de Motherland. Desde 2009, a indústria aplicou 15 milhões de euros na sua divulgação além-fronteiras e aumentou em 52% as exportações, que em 2023 atingiram os 1.839 milhões de euros.
Foi em 2009 que a associação do calçado, a APICCAPS, lançou a primeira campanha internacional, embora só dois anos depois tenha arrancado a promoção sob o lema “A indústria mais sexy da Europa”. Nestes 15 anos, foram investidos um milhão de euros em cada ano, com o apoio dos fundos comunitários, que permitiram ao setor passar dos 1208 milhões que vendia ao exterior em 2009 para os 1839 milhões de 2023, um aumento de 52%.
Portugal tornou-se, neste período, o segundo maior produtor de calçado na Europa, à frente de Espanha, e conquistou “um dos maiores preços de exportação” a nível mundial. “É um esforço permanente e contínuo, mas que tem valido a pena, não só porque os números são positivos, mas porque temos vindo a mudar a perceção internacional daquilo que é o calçado português, ajudando, também, a mudar a imagem de Portugal no mundo”, diz o porta-voz da APICCAPS.

Voltar
Comércio
Promoção do calçado gerou retorno de 600 milhões em 15 anos
Portugal tornou-se, neste período, o segundo maior produtor de calçado na Europa.
Ilídia Pinto, Dinheiro Vivo
13 dez. 2024
Imprensa Nacional