O reconhecimento internacional dos produtos portugueses de maior valor acrescentado, assim como a aposta na marca/branding por parte de alguns setores da fileira Moda, têm contribuído para uma crescente notoriedade internacional deste cluster.
Os criadores portugueses têm apostado num estilo único, onde a criatividade assume um lugar de excelência provocando a irreverência no desenho e na forma. Esta ambição de criar novos conceitos, suportados numa contemporaneidade que procura no passado inspiração, tem recebido o entusiasmo e a atenção internacional.
Os produtos nacionais caracterizam-se também por uma crescente tecnicidade. Num lugar de destaque no mercado de tech textile europeu, a oferta nacional é diferenciada e responde de forma sofisticada a áreas como desporto, laboral, saúde, defesa ou mobilidade.
Sustentabilidade e Inovação
Com uma forte aposta na Investigação e Desenvolvimento e no Design, as empresas desta fileira disponibilizam uma oferta integrada. Orientadas para o cliente, investem na diferenciação, na customização, e em serviços mais flexíveis. Através da implementação da indústria 4.0 e da digitalização dos procedimentos, têm conseguido gerar novos métodos de venda e de gestão, impulsionando a presença no E-Commerce e em diversos marketplaces.
A sustentabilidade e a responsabilidade social são as palavras de ordem nesta fileira, que tem procurado e encontrado soluções para reduzir a pegada ecológica na produção, promovendo a utilização de novos materiais, métodos e processos produtivos mais amigos do ambiente. As empresas portuguesas da fileira têm investido em eco-design e bioeconomia. Materiais de ponta de base biológica, biopolímeros e biocompósitos são conceitos cada vez mais integrados na nossa indústria.
A fileira Moda tem uma vantagem comparativa quando consideramos as obrigações ESG - Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance), critérios que serão utilizados para avaliar o impacto e a gestão das empresas em questões relacionadas com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança corporativa e cujo cumprimento e reporte terão carácter obrigatório, já nos próximos anos, abrangendo todas as empresas.
Fatores diferenciadores
Sustentabilidade Tradição e qualidade Inovação e design Customização Cultura de negócios internacional Oferta integrada Responsabilidade social, ética e ambiental Desenvolvimento de novos materiais