Sustentabilidade e inovação

A aptidão de Portugal para a digitalização, as tecnologias de navios inteligentes e a cibersegurança, combinadas com o motor da sustentabilidade, desde materiais avançados e estruturas leves até à eletrificação e aos combustíveis verdes, alinham o país com as tendências globais da indústria naval. No contexto global, a cooperação internacional entre construtores navais e parceiros da cadeia de valor é fundamental para moldar o futuro e é nesse sentido que o país se tem posicionado para acrescentar valor.
Portugal assume a sua vocação como centro de excelência de investigação das ciências do mar, tirando proveito da ampla variedade de ambientes marinhos, desde áreas costeiras até profundidades oceânicas, permitindo uma pesquisa diversificada e abrangente.
A diversidade de ecossistemas e habitats permite apostar em áreas como a biotecnologia marinha, fomentando a atividade de centros de investigação e desenvolvimento e universidades. Neste âmbito, o país tem investido em infraestruturas de pesquisa avançada sendo participante em várias iniciativas internacionais para a cooperação nestas matérias.
É no contexto da economia azul, sustentável, circular e inclusiva, que se insere a economia portuguesa do mar, em setores como a pesca, a aquacultura, o turismo aquático e as energias renováveis offshore, entre outras possibilidades a explorar no contexto do Mar.