“O digital é inescapável e irreversível, e quem não o acomodar nos seus modelos de negócio está fora do mundo”, afirmou Ricardo Arroja, presidente da AICEP na V Conferência Exportar Online, que se realizou no dia 30 de outubro, em Aveiro. O evento reuniu empresas, especialistas e decisores para trocar experiências e debater desafios do e-commerce, dando destaque a temas como cibersegurança e sustentabilidade.
“As exportações em Portugal representam cerca de 50 por cento do PIB e temos de ser mais ambiciosos. A economia intangível é uma forma extraordinária de os países se internacionalizarem. É nessas oportunidades que está também a evolução tecnológica que as empresas pretendem adotar” destacou o presidente da AICEP, Ricardo Arroja, na abertura da V Conferência Exportar Online. “Hoje, quem não está na economia digital está fora do mundo e não é possível não haver um mínimo de integração digital em todos os setores”. Nesse contexto, o Programa Exportar Online da AICEP e a Conferência surgem como plataformas fundamentais para a capacitação digital.
A Conferência Exportar Online insere-se no Programa Exportar Online, instrumento de apoio às empresas que pretendem apostar na internacionalização por via digital.
O evento contou com dois painéis de discussão. O primeiro, intitulado Estratégias Internacionais de E-commerce, foi moderado por Nuno Barra, da Vista Alegre, e contou com a participação de Pedro Bordonhos, diretor de e-commerce da marca de vestuário Lanidor, e Vera Maia, CEO da Shaeco, uma marca que desenvolve cosméticos e assessórios sustentáveis. As estratégias que estas empresas desenvolveram para o e-commerce e as soluções para adaptar produtos e campanhas às preferências locais e superar desafios logísticos foram os principais temas do debate.
Logística e Cibersegurança foi o tema do segundo painel, moderado por Pedro Barbosa, CEO da Wise, no qual participaram Manuel Ferreira, Consulting Lead da Claranet Portugal, empresa de tecnologias de informação especializada em soluções de Cloud, Cibersegurança e aplicações de inteligência artificial; Daniel Alves de Oliveira, Head of Innovation & Research da E-goi, que desenvolve soluções de automação de marketing omnicanal baseadas em inteligência artificial; e José Carlos Santos, North Area Key Account Manager da empresa de distribuição e logística DHL. A segurança de dados, a logística sustentável e a forma como a inteligência artificial pode moldar o e-commerce global foram os principais tópicos do debate.
Bernardo Ferreira, especialista em marketing digital e SEO (Search Engine Optimization) na Worten, apresentou as tendências que estão a moldar o futuro do comércio eletrónico, nomeadamente a inteligência artificial (IA), personalização, sustentabilidade e o impacto das novas tecnologias no comportamento do consumidor. “A IA, no marketing, vai muito além de gerar posts engraçados. Ajuda a criar oportunidades de negócio”, referiu destacando três grandes oportunidades no e-commerce atualmente incluem o conteúdo multilingue, o uso de IA e a pesquisa orientada para negócios.
As empresas que participaram na Conferência Exportar Online tiveram também a oportunidade de se reunir com representantes de marketplaces de referência, nomeadamente Amazon, Alibaba, FNAC, Worten e Sprinter para explorar novas oportunidades de mercado junto dos principais players do setor.