O Governo, através do Ministério da Economia, lançou esta quarta-feira a nova edição do concurso Startup Voucher que pretende incentivar os jovens a criarem o seu próprio emprego em áreas de base tecnológica. Esta nova edição conta com uma dotação de cinco milhões de euros, financiada pelo Compete 2030, e as candidaturas têm como data limite 3 de janeiro de 2026.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Governo, o concurso lançado esta semana pelo IAPMEI destina-se a jovens licenciados ou com formação, até aos 29 anos, que não trabalhem nem estudem. As candidaturas abrangem as regiões NUT II do Norte, Centro e Alentejo e que contribuam para a transição digital, inovação e criação de emprego qualificado.
Detalha o Ministério da Economia que esta nova edição do Startup Voucher tem uma duração de nove meses, distribuídos por três fases, contemplando várias tipologias de apoios: bolsa, mentoria, incubação, prémios intercalar e de concretização e capacitação de networking. Em relação à bolsa, a mesma tem um valor mensal de 900 euros, atribuído por um máximo de nove meses, sendo que cada projeto empresarial poderá beneficiar até ao máximo de duas bolsas mensais.
O Governo sublinha que serão disponibilizadas ferramentas técnicas e financeiras, nomeadamente bolsas mensais e prémios, ações de sensibilização, demonstração, mentoring, networking e imersão em ecossistemas como aceleradoras e incubadoras, que facilitem o desenvolvimento dos seus projetos.