NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Rede Global da Diáspora, projeto da Fundação AEP, acaba de disponibilizar o Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence, duas ferramentas com o objetivo de expor o valor da diáspora portuguesa.

Tratam-se de funcionalidades exclusivamente dirigidas às Empresas e Investidores, que visam facilitar e negócios acelerados à escalada global, permitindo o contato direto com mais de 10 mil empresas de portugueses, em 155 países, e conhecer perto de 19 mil empresas portuguesas exportadoras.

 

A sessão de apresentação local vai decorrer nas instalações da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, em Castelo Branco, no dia 19 de setembro, às 16h30.

 

“Sendo a Rede Global da Diáspora uma plataforma colaborativa colaborativa acreditamos que os números irão crescer exponencialmente. Se na primeira versão da Rede o foco foram os portugueses espalhados pelo mundo criando um efeito de partilha e promoção da oferta nacional, nesta versão 2.0 pretendeu-se criar um ambiente de negócios que incentivem a aproximação dos empresários e investidores portugueses e promover a concretização de parcerias e negócios”, afirma Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.

 

O Portal de Negócios é de acesso gratuito, apenas necessário é registarem-se na plataforma https://redeglobal.pt e navegar entre como soluções e as oportunidades.

 

Através da ferramenta o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento.

 

Através da Diáspora Business Intelligence, é possível conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade.

 

Estas ferramentas vão ser apresentadas no Roadshow Nacional envolvendo 24 Associações Empresariais (continente e ilhas) e em ativações e encontros de negócios internacionais que vão decorrer nos Países Baixos, França e Estados Unidos.

Pretende-se que a Rede Global seja uma plataforma digital capaz de agregar o capital de relacionamentos e de networking junto da comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes, e simultaneamente um elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME portuguesas e os empresários da Diáspora.

 

“A Fundação AEP já se mobilizou para a Rede Global mais de cinco dezenas de associações empresariais, distribuídas por Portugal e por onze países mais representativos da diáspora portuguesa, em quatro continentes, contando ainda com a parceria da Rede da Câmara de Comércio Portuguesa, estrutura que tem mais de 60 membros pelo mundo”, acrescenta Luís Miguel Ribeiro.

 

Este projeto, que conta ainda com o apoio institucional da AICEP e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, parte de uma estratégia colaborativa de internacionalização assente na plataforma capaz de promover o relacionamento dos portugueses espalhados pelo Mundo, ligando-os entre si e entre as PME portuguesas, com o intuito de os transformando em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional.

 

Sessões gratuitas de inscrição obrigatória diretamente na plataforma.

 

A Rede Global da Diáspora é um projeto apoiado por Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar