NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Recomeça em setembro a Temporada Cruzada entre Portugal e França, a iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países.

ATemporada Cruzada entre França e Portugal faz o seu regresso em setembro com teatro, gastronomia e festas ao ar livre com figuras da cultura portuguesa a marcarem presença em Paris e noutras regiões gaulesas.

 

Após o verão e com os franceses a regressarem à rotina habitual regressam as muitas propostas culturais portuguesas em várias cidades francesas.

 

Joana Vasconcelos, artista portuguesa nascida em Paris, vai marcar presença em diferentes ocasiões. Já esta semana, Joana Vasconcelos realiza na capital francesa a conferência Reboot com a sua fundação. Este encontro é dedicado à sustentabilidade artística e irá discutir o futuro dos museus, do artesanato e a ligação entre a comida e a arte contando para isso com o antigo diretor do Centro Pompidou, Bernard Blistène, ou o chef de pastelaria Pierre Hermé.

 

Na semana seguinte, a 14 de setembro, abre ao público a obra Árvore da Vida, uma estrutura monumental de 13 metros de metal, revestida de tecido, instalada na capela do castelo de Vincennes, criada pela artista portuguesa. A obra pode ser vista até 15 de janeiro de 2023.

 

A artista vai fazer também parte da celebração têxtil entre Portugal e França que vai acontecer na cidade de Clermont-Ferrand. Joana Vasconcelos estará presente na exposição principal do Festival Internacional de Tecidos Extraordinários, Imagine!, enquanto outros artistas portugueses como Olga Noronha, Sara Bichão, Flávia Vieira, Rute Rosas e Hugo Brazão terão obras na exposição From Skin to Skin.

 

Já instalado como diretor do Festival de Avignon, Tiago Rodrigues vai estrear a peça Na medida do possível, no Teatro Odeon, em Paris, no âmbito do Festival de Outono. Esta peça pode ser vista entre 20 de setembro e 14 de outubro.

 

Também Pedro Penim, diretor do Teatro Nacional D. Maria II, vai apresentar em Paris a sua peça Pais & Filhos, no Theatre de la Ville, entre 28 de setembro e 01 de outubro.

 

No dia 23 de setembro, diferentes manifestações culturais portuguesas vão marcar a capital francesa, com a música de Branko que vai misturar, em direto, criações originais dos artistas Salomé Lamas, Add-Fuel e Augusto Brazio. Estas imagens misturadas com música vão ser projetadas na fachada do edifício da Câmara Municipal de Paris.

 

Ainda entre 23 e 25 de setembro, decorre o festival Food Temple, no Carreau du Temple, em Paris, uma mostra inteiramente dedicada à gastronomia, que este ano se consagra a Portugal. Para além de degustações, mostra de produtos locais e um 'brunch' de domingo, a comida tipicamente portuguesa será acompanhada por cinema, fotografias e conferências.

A Temporada Portugal-França é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países que se iniciou em fevereiro de 2022 e vai decorrer até outubro de 2022 com eventos e iniciativas nos dois países.

Partilhar