A holding imobiliária
Sonagi, que tem como acionista de referência a
Sodim, holding da família
Queiroz Pereira
– uma das mais ricas de Portugal –, comprou mais de 70% do edifício Jean Monnet, situado junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa. Trata-se de um edifício que é conhecido por ser a atual sede do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia na capital portuguesa.
“Esta é a segunda aquisição de relevo na área do investimento imobiliário feita desde 2021 pela holding imobiliária Sonagi”, refere em comunicado a Worx, que assessorou a venda. O valor da transação não é revelado nem o nome do vendedor, que segundo o Jornal de Negócios foi o fundo de pensões do BPI.
Segundo a consultora, os cerca de 8.770 metros quadrados m2 adquiridos pela Sonagi no edifício Jean Monnet serão “alvo de uma profunda remodelação, ficando disponíveis dentro de um ano”.
“Os pisos, com áreas de 790 m2, vêm dar resposta à escassez de oferta de espaços de escritórios desta dimensão que existe na Avenida da Liberdade, destacando-se pelas vistas sobre a cidade e sobre o rio, pela qualidade da sua renovação e pelas preocupações com a sustentabilidade e a eficiência energética dos espaços”, lê-se na nota.
Citado no documento, Francisco Caldeira, da equipa de Capital Markets da Worx, considera que esta transação demonstra que, “apesar da conjuntura mundial, o mercado nacional de investimento imobiliário permanece resiliente”.
“Honra-nos ter participado uma vez mais num processo competitivo em que conseguimos apresentar mais uma vez a melhor proposta, salvaguardando os interesses de todos os intervenientes”, conclui.