NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Numa iniciativa conjunta da Embaixada de Portugal, da escola de estilistas “AthensFashionClub”  e da Delegação da AICEP, foi organizado na quarta-feira 21 de setembro, na Residência oficial de Portugal em Atenas, um desfile de moda sustentável sob o título “Portuguese Sustainable Fashion by Greek Emerging Designers”.

No projeto participam doze indústrias de tecidos portuguesas que ofereceram gratuitamente à AthensFashionClub tecidos sustentáveis e reciclados (de cortiça, algodão orgânico, poliéster reciclado, bamboo, modal, eco vero e outros), identificadas pela estilista Maria Vytinidou, Diretora da escola, em articulação com a Associação Selectiva Moda. Trata-se das seguintes empresas (por ordem alfabética): Adalberto, Albano Morgado, Familitex, I.T.J.V. Comércio Têxteis, JPS Cork Group, LEMAR - Leandro Magalhaes de Araujo (Filhos), LMA, Lurdes Sampaio, RDD Textiles, Riopele, Tintex Textiles e TROFICOLOR Denim Makers. 

 

Com base exclusivamente nestes tecidos, vinte estudantes da escola de moda prepararam uma coleção de vestidos que, previamente ao catwalk, foi apresentada na Modtissimo 60 (6-7 de setembro).  catwalk foi patrocinado por três empresas gregas: “Freddy Make Up Stage” (maquillage), “Future Models Management” (modelos) e “Cut n´ Chemistry HairLub" (cabeleireiros). 

 

Não obstante a greve de 24 horas dos transportes públicos (convocada inesperadamente na véspera) e o mau tempo (tempestade de chuva), assistiram ao desfile cerca de 100 convidados, profissionais de moda, ou seja, importadores/distribuidores de tecidos para a indústria de confeções, fabricantes de confeções, estilistas de moda, bloggers, opinion makers e representantes dos media (entre os quais das revistas de moda “Marie Claire”, “Beauté”, “Nea Derma” e da plataforma “Live to Travel and Eat”). 

 

Maria Vytinidou, Diretora da AthensFashionClub e estilista de moda, os seus estudantes e, em geral, todos os que assistiram ao catwalk elogiaram a ideia de o evento ter ocorrido na Residência oficial de Portugal, ficaram impressionados com a qualidade, inovação e sofisticação dos tecidos portugueses e entusiasmados com a criatividade dos designers emergentes. 

 

A próxima iniciativa no âmbito da ação “Portuguese Sustainable Fashion by Greek Emerging Designers” diz respeito a mais um desfile de apresentação da coleção, desta vez, em meados de novembro (data ainda não anunciada), na semana de moda de Atenas, Athens Xclusive Designers Week. 

Partilhar