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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Contisystems reuniu um conjunto de meios técnicos e processuais que lhe permitem personalizar cartões (bancários e não bancários) em braile.

Em Portugal, existem mais de vinte mil invisuais. No entanto, a questão da acessibilidade vai muito além de números. Dar a todos a possibilidade de um dia-a-dia sem obstáculos, proporcionando acesso a facilidades tecnológicas e promovendo a autonomia individual é o ponto que move a Contisystems.

 

Tecnicamente, no que diz respeito aos cartões bancários, a aplicação da personalização braile traz alguns desafios quanto à integridade da antena que permite a utilização contactless. No entanto, estes desafios foram ultrapassados pelos processos e tecnologia empregues pela Contisystems.

 

Uma vez que os caracteres braile são maiores do que os caracteres normais, é praticamente impossível colocar toda a informação (número de cartão, CVV, data de validade ou outro) que está no cartão, em braile. Adicionalmente, porque a personalização em braile é efetuada por impacto na superfície do cartão, pode danificar a antena contactless. Assim, como solução, a Contisystems propõe a utilização de dois cartões:

  • Cartão para utilização presencial: com todas as opções tecnológicas de um cartão EMV Contactless (banda magnética, chip e antena) que permitem a utilização em máquinas automáticas e em POS, este cartão tem impressa em braile a informação do seu tipo (débito, crédito ou outro) e do número do cartão. A informação adicional é impressa no verso, em caracteres standard que podem ser maiores que o habitual.
  • Cartão para utilização em compras online: tem toda a informação necessária para compras online (número de cartão, nome, data de validade e CVV) impressa em braile. Isto é possível porque que não há tanta restrição de espaço, uma vez que este cartão não tem qualquer tecnologia incorporada (antena, banda ou chip), é apenas informativo.

Note-se que este tipo de personalização – braile - está previsto pela Visa e pela Mastercard nos seus programas de aprovação de imagens e layouts, pelo que esse não será um impedimento à concretização de projetos deste tipo.

 

Adicionalmente aos cartões, a Contisystems está rapidamente a dotar a sua área produtiva de meios técnicos para impressão do cardmail e de documentos de termos e condições, também em braile, para que todas as informações que acompanham o cartão possam ser igualmente compreendidas sem dependência de terceiros.

 

Além da impressão em braile, há alguns anos que a Contisystems recomenda aos seus clientes a utilização de cartões com recorte, que ajudem os clientes a identificar, mais rapidamente, o posicionamento do cartão para o inserir nas ATM.

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