NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Check-In Tourism Innovation é o programa aberto ao setor do turismo em Portugal e que junta, ao longo de 12 semanas, Startups e PME’s para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Incrementar a atratividade, sustentabilidade e segurança do turismo foi o desafio colocado às organizações.

Na sua segunda edição, o Programa, promovido pelo Haddad Entrepreneurship Institute em cooperação com o Westmont Institute of Tourism and Hospitality, em parceria com o Turismo de Portugal, reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou 20 startups finalistas.

 

À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 13 parceiros que recentemente apresentaram 21 soluções para tornar o setor mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

 

Três projetos em destaque para a inovação do Turismo

 

Startup Zoomguide. Piloto com parceiro Parques de Sintra

Tecnologia, que com recurso a IA, permite explorar inúmeros pontos de interesse em 3 salas do Palácio Nacional de Sintra (pinturas, mobiliário, elementos arquitetónicos). Com acesso a inúmeros conteúdos (desde áudio a realidade aumentada) e disponível em vários idiomas, a tecnologia é adaptada às necessidades de diferentes públicos, incluindo o público com deficiência.

 

Startup Faundit. Piloto com parceiro United Hotels

Plataforma online (SAAS) para registo, localização e devolução de itens perdidos. O projeto foi implementado em 9 unidades hoteleiras United Hotels, permitindo aos hospedes o registo online para posterior localização, através de IA, dos seus itens perdidos.

 

Startup Bitskout; Piloto com parceiro Top Atlântico

Plataforma de software que, através de IA, permite extrair de e-mails provenientes de vários clientes, informações de viagens em português. Com este projeto é possível reduzir o trabalho manual, extraindo automaticamente informações básicas, como datas, informações de voo/hotel/transportes, etc., para um sistema de gestão baseado na nuvem.

 

Espera-se uma nova edição do Check-In Tourism Innovation para 2023.

Partilhar