NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Financiamento europeu a 124 projetos vai servir para desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento para promoção da literacia, comunidades inclusivas, segurança civil e sistemas 6G.

Portugal captou mais 73,4 milhões de euros do programa Horizonte Europa. As verbas comunitárias vão financiar a investigação e desenvolvimento de 124 projetos de 152 empresas portuguesas. Foram aprovadas 16,4% das 756 propostas apresentadas, segundo informação divulgada nesta terça-feira.

 

“Estes resultados confirmam a boa performance portuguesa no Horizonte Europa. Das 152 entidades que angariaram financiamento, 12 receberam pela primeira vez financiamento em programas de apoio europeus, o que significa que estamos a conseguir diversificar a nossa participação e a aumentar a nossa competitividade nestes programas”, destacou Joana Mendonça, Presidente da Agência Nacional de Inovação.

 

Os projetos apurados pertencem às áreas da cultura, criatividade e sociedade inclusiva; segurança civil para a sociedade; digital, indústria e espaço e alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente.

 

Alguns dos projetos envolvem, por exemplo, o desenvolvimento de sistemas inteligentes para promoção da literacia, comunidades inclusivas, segurança civil e cibersegurança, tecnologias quânticas e sistemas 6G.

 

Lançado para o quadro comunitário 2021-2027, o programa Horizonte Europa conta com um orçamento total de 95,91 mil milhões de euros

Partilhar