NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Black Moda Portugal é uma empresa, fundada em 2008, com atividade na indústria têxtil e do vestuário, e tem registado um crescimento de forma sustentada, sendo uma referência no mercado finlandês que comprova a qualidade do têxtil português.

O caso Black Moda Portugal não é um caso de uma empresa portuguesa que se internacionaliza em resultado da aposta num determinado mercado, mas sim o caso de um mercado que decidiu apostar na excelência do têxtil português.

 

A empresa foi criada em 2008 por dois irmãos finlandeses, Riikka Keski Vahala Oliveira e Marko Keski Vahala, mas conta com um longo historial de ligação têxtil da família Keski Vahala antes da sua fundação. Os avós dos fundadores eram pequenos comerciantes na Finlândia nos anos 50/60, onde detinham um pronto a vestir. Nos anos 70, para ajudar a filha e o genro (pais dos sócios da Black Moda Portugal, Lda.), e em simultâneo para concretizarem um sonho, decidiram criar uma confeção, com um pequeno investimento em máquinas de costura, e arrancaram com uma “unidade” produtiva.

 

No final dos anos 80 e início dos anos 90, a indústria têxtil na Finlândia começou a ser muito pouco concorrencial por força dos elevados custos de produção, principalmente o custo da mão de obra. Neste contexto, foi necessário procurar mercados alternativos para produzir e por circunstâncias diversas acabaram por escolher Ponte de Lima, onde se instalaram em 1993 e criaram uma confeção. Nessa altura trouxeram com eles a Riikka e a irmã mais nova, a Laura, tendo o Marko ficado na Finlândia.

 

Marko, comercial da família, cria na Finlândia a Black Moda Oy, em 1996, uma empresa de cariz unicamente comercial e cuja finalidade é vender produções portuguesas, feitas em Ponte de Lima pelos pais, no mercado finlandês.

 

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Partilhar