NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Desde setembro de 1998 que a inflação na Turquia não era tão elevada. Em julho a inflação anual atingiu os 79,6%, com os preços dos transportes a subir quase 120%.

A inflação na Turquia subiu para 79,6% em julho face ao mesmo mês de 2021. Trata-se do valor mais alto em 24 anos, escreve a agência de notícias "Reuters", citando os dados do instituto de estatística da Turquia (TUIK).

 

Em cadeia, os preços subiram 2,37% em julho.

 

A inflação anual está agora no nível mais alto desde setembro de 1998, quando atingiu os 80,4% e a Turquia tinha uma "bagagem" de cerca de dez anos de elevada inflação.

 

Por setor, foi nos transportes que se registou a inflação mais elevada (119,11%), enquanto os preços de alimentos e bebidas não alcoólicas subiram 94,65%.

 

De acordo com a agência, a inflação começou a subir no outono passado, quando a lira caiu depois do banco central ter cortado, gradualmente, os juros em 500 pontos base para 14%. A moeda caiu 44% em relação ao dólar no ano passado e caiu mais 27%, até ao momento, em 2022. Adicionalmente, a situação foi agravada pela guerra na Ucrânia.

 

No dilema entre travar a inflação com subidas de juros, ou não gripar a economia, Erdogan tem escolhido o segundo.

Partilhar